Translate

sábado, 20 de fevereiro de 2016

A sútil extorsão


O clínico, no afamado perito, abusou da ocasião e ofício. O pobre morador, no recanto das grotas, acorreu na precisão dos serviços. A ambição, no dinheiro, acolheu admiração e ostentação. As casas, carros e turnês, no bel-prazer da casta, adentraram na aventura e idolatria. O residente, na minudência, precisou das ciências. A consulta, no enlaço, foi coberta (na falta de recibo). Sensato exame, no próprio da clínica, viu-se requisitado no minuto. Distinto, no argumento da ratificação, viu-se ajuizado no decurso. O poupado salário, no benefício, consistiu largado nos modestos minutos. O curioso: filhos das colônias despojarem iguais cheira na vadiação. A medicina, na entendida dádiva (inclinação), acorre no delirante comércio. Os coitados, no final da divisão, obrigam-se a dispender o “pão da mesa”. Os entendidos, no dúbio e próspero, decorrem celebrados e virtuosos. Os chacoteados, na conversa concisa, efetivam intercepção das vivências. A pessoa, na carecida ocasião, acolhe plantado na terra.

Guido Lang
“Fragmentos de Sabedoria”

Crédito da imagem: http://www.aibarra.org/

A ovelha negra


A guria, no arquétipo da essência, acorria na contradição e contestação íntima. O embate, no comparativo dos manos, caía no decurso das vivências. A autonomia e liberdade, nos caráteres e decisões, saltava nas índoles e olhares. O padrão, em sessenta anos, trazia assombro e surpresa. A mana, na conversa informal, externou velho embuste. Os pais, na ocasião da crise conjugal, sussurraram obscuro transcorrido. A história, em surdina, completou escutada. A filha (maior), na “antena conectada”, ouviu impróprio. O segredo, no arquivado das “sete chaves”, instituía-se na autoria do progenitor. O caixeiro viajante, na definida visita, teria feito acaso e sexo. A obra, no contubérnio, teria resultado na pessoa. Os antigos, em ocorridos, sucediam nas narrações. A verdade, no germe terno, aflora e subsiste nas estações. Os pares, no alongado convívio, caem no desgaste e rotina. O fraquejo, na espécie, decorre nas gerações e intuições. As famílias, na memória oral, conservam achaques e infâmias.

Guido Lang
“Fragmentos de Sabedoria”

Crédito da imagem: http://novotempo.com/

O assentado tempo


O ancião, na ocorrência das colônias, andava complicado na saúde. Os exames e tratamentos, no bom tempo, perpetravam parca diferença. A vida, na maior dádiva, transcorria no “fio”. A família, no ínterim, esteve de sobreaviso. O pior, na extenuação, poderia acontecer em qualquer tempo. O religioso, na aplicação da Santa Ceia (final), viu-se requerido. Os coveiros, no campo-santo (comunitário), trataram em abrir cova... O amigo, na laia de construtor e indiscreto, externou avaliação. O adoentado, na visão particular, faltaria de passar na semana. O acaso, no epílogo, delineou expressão insonhável. O doente, na alteração clínica, diagnosticou equivocada moléstia e terapia. A recuperação, na achada, assistiu-se meteórica. O vidente, na infelicidade, viu-se acidentado. A morte, no ardil, achou lugar. O senil resistiu por bons anos. O enxerido, no ínterim, andou putrefato. A morte, no achaque ou tempo, falta em professar fila. Sensatos juízos, no arrojado, convêm resguardar no reservado.

Guido Lang
“Fragmentos de Sabedoria”

Crédito da imagem: http://lounge.obviousmag.org/

O usual anseio


As filhas, na classe de amancebadas, achegaram-se ao domicílio familiar. A mãe, na singular visita, acorreu na associação. A ocasião, na alegria, transcreveu na peculiar distração. O marido/pai, na tônica das falas, deu atenção e reflexão. As compras, na obsessão do consumo, tomaram gosto e matéria. As despesas, no banal, caíam nos lombos dos vigorosos. A fórmula, na capitalização, apurou dificuldades de resguardar reservas. Qualquer incidente, na desdita, acertaria em atropelos e créditos. Os parceiros, na afeição e suor, traziam sobras na cifra dos gramas. A mulherada, na tríade de consumistas, esvazia na extensão dos quilos. O quadro, no modelo, pinta aguçado ímpeto consumista. As pessoas, no contíguo das facilidades e farturas, convivem no achaque e desagrado. Os reclamos, no convívio, ressoam aos quadrantes. O anseio, no despojado, cai no consumir. O apatacado, no clone de “formiga”, almeja acastelar. A riqueza, no usual da sorte, sucede no regozijo do possuído.

Guido Lang
"Fragmentos de Sabedoria"

Crédito da imagem: http://brasilescola.uol.com.br/