Translate

domingo, 30 de março de 2014

O jogo contábil


O pacato funcionário, por anos, queria satisfazer o sonho de consumo. O fulano, na concorrência e imitação dos colegas, insistiu na compra do sonhado carro!
O cidadão, na perspectiva de antecipar sonhos, apelou ao crédito. A agência, no crediário fácil, cedeu os valores ao cliente. O indivíduo, no ingênuo financeiro, foi “encabelado”!
A soma, na querela do veículo, ficou resguardada no banco. A conta, em escassa remuneração, mantinha a disponibilidade monetária. O dinheiro parado gerou encargo!
O detalhe, na inércia, consistia no pagamento de vultosos juros. Os dias levaram na compra do consumo. Outras várias despesas acresceram como encargo do negócio!
O pagamento, nos descontos em folha, obrigou a outras cedências. A cobertura original levou ao penoso endividamento. O veículo usado superou cedo o preço do novo!
Os poderosos sobrevivem da ingenuidade dos pacatos. A matemática financeira falha no contínuo de muitos. Uns pensam-se unicamente espertos e ousados!
Os empréstimos absorvem suados e vultosos dispêndios. Conhecimento e inteligência descrevem-se no cotidiano dos procedimentos!

Guido Lang
“Crônicas das Vivências”

Crédito da imagem: http://www.istoe.com.br/