Translate

domingo, 18 de janeiro de 2015

A original técnica


O filho das colônias, cidadão urbano-rural, improvisou revolução no sítio. O caminho de roça, na alongada e apertada propriedade, recebeu obstrução. O matagal, na exuberância, havia tomado o rumo. Arbustos crescidos e galhos caídos impediram a rápida circulação.
Os aproximados mil e quinhentos metros, no arrasto de foice e motosserra, induziram ao “respeito e receio ao decurso”. O emaranhado, dentre cipós, galhos e troncos, auferiu corte. O acesso, entre máquinas e pedestres, renovou as idas e vindas dos humanos.
O rebento, na qualidade de continuador e sucessor da riqueza, acabou chamado ao auxílio e ciência da empreitada. A assimilação, no gosto e técnica, adveio no serviço ímpar. A informação, na dimensão do experimento, coloca afeição e valorização ao domínio.
A memória, na paisagem, relata a abertura das velhas picadas. Os colonizadores, na condição de ancestrais, embrenharam-se na floresta original. As trilhas, no desenrolado das décadas, deram origem às estradas. Os esteios, no progresso, foram disseminados no feitio.
A vegetação, na obstinação, busca retomar o habitat original. Escassos anos, na preguiça, induzem crescimento dos bosques. Os aclimes e baixadas constatam-se ocupados no verde escuro. A fauna e flora agradecem no cochilo. O solo arável requer ciência e trabalho.
O colono, na extração do alimento, obriga-se na luta da conservação dos cultivos. O fácil e rápido acesso garante aproveitamento e extração dos recursos.

Guido Lang
“Singelas Crônicas das Colônias”

Crédito da imagem: http://geocostan.webnode.com.br/