Translate

sexta-feira, 16 de maio de 2014

A extrema eficiência


O morador, às onze horas, procurou fazer a inscrição. O cadastro, no servidor da esquina, era fácil opção. A conexão online mantinha-se necessidade inadiável!
A rede mundial de computadores, conhecida Internet, adveio para revolucionar o modo humano de agir e viver. Jovens, nas comunicações e estudos, convivem no instantâneo!
As conversas e pesquisas sucedem-se pelas vias do computador. A instalação, no pagamento da taxa no ato do funcionamento, ocorreu às dezessete horas!
O intervalo de horas, entre cadastro e instalação, descreveu eficiência. A iniciativa privada, na ânsia do lucro e necessidade monetária, prima pela agilidade e rapidez!
O contraste sucede-se na iniciativa pública. A burocracia arrasta-se nas exigências da legislação. A diferença, entre privado e público, contrasta dia e noite no item eficiência!
O dinheiro, no sangue do capitalismo, obriga os indivíduos à peleia (luta). O Estado, na economia e funcionalidade, precisa deixar os negócios fluir nas mãos dos ousados!
O público, na impressão do barato, sai deveras caro na tributação. O privado, no ato de oneroso, sai barato na eficiência e qualidade!

Guido Lang
“Crônicas das Vivências”

Crédito da imagem: http://www.magazineluiza.com.br/