Translate

sábado, 22 de novembro de 2014

Os mundos e fundos


O sujeito, na dívida, garantiu efetuar o depósito. O termo estabelecido, no verbal, semelhava jura de pagamento. O dinheiro, na hora e dia, estaria na agência e conta. A confiança, na boa fé, induziu o consentimento. O receio, no agendado, causaria mal estar.
A cidadã, na boa fé, tomou o coletivo. A ida, periferia-centro, sucedeu no desígnio. O objetivo, nas várias coberturas e compras, incidiria na obrigação. A fulana, no dispêndio das passagens e tempo, perdeu caminho e confiança. O negócio, no malandro, ruiu na raiva.
A indisponibilidade financeira, na carência do apregoado depósito, sobreveio no trote. A frustração, no desabafo e suspiro, aconteceu no caixa. A indignação decorreu na dificuldade de acreditar nas pessoas. A mentira na alheia tapeação sobrevém na frequência e rotina.
Muitos, no procedimento dos olhares, prometem “mundos e fundos”. A amnésia, na falta, cai na prática. Os créditos, no mero ajustado, prevalecem no descrédito. As lorotas, na matéria dinheiro, adotam aparências de romance. Os trapaceiros vêem-se cedo isolados.
As palavras, no homem correto e honesto, equivalem a crédito e dinheiro. O difícil, na sabedoria colonial, consiste em contar com o “ovo no interno da galinha”.

Guido Lang
“Singelas Crônicas das Vivências”

Crédito da imagem: http://economia.culturamix.com/

A propagação primeira



O colonial, no afamado amigo, granjeou singular exemplar. A muda, na longa distância, mostrou-se afluída e oferecida. O fortuito, da natureza, aconteceu no encargo da afeição e paixão.  A formosura, no conjunto do recinto colonial, instituía encanto e inovação.
A plataneira, na proximidade da esplanada, acabou introduzida e transplantada. A referência, na doação e qualificação, caía no apontamento. A planta, no advento da mecanização, adveio no empecilho. A erradicação, na precisão, caiu nos arredores da morada.
A minúcia, na reprodução, sobreveio na prioridade da preservação. Selecionadas estacas, no período adequado da invernia, viram-se extirpadas e estaqueadas. A muda curada, no crescimento e transplante, viu-se instituída e substituída. A espécie fora resguardada.
O alvo visou atalhar a reintrodução. O patrimônio ambiental ganhou na prática rural. A acuidade, no presente, avalia-se no dedicado trato. A heterogeneidade, na questão criações e plantações (no domínio), ocorre na qualidade da riqueza familiar e rural.
As espécies, no contíguo da natureza, tratam do resguardo da extinção. O sujeito, na singeleza, precisa preocupar-se em cumprir a singular tarefa.

Guido Lang
“Singelas Crônicas das Colônias”

Crédito da imagem: http://sombra-verde.blogspot.com.br/2006/08/nem-todos-os-pltanos-se-abatem.html