Translate

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O desconhecimento do lugarejo


Um munícipe, muito conhecido no meio empresarial e político, ganhou uma nobre incumbência. Este, diante do poder econômico-financeiro, parecia à acertada escolha!
A coligação partidária, como situação, escolheu-o como candidato a prefeito. Este, em função do conhecimento e experiência, parecia à correta escolha dos “caciques do partido”!
As agremiações nanicas, como chupins nos ninhos dos tico-ticos, trataram de apoiar e seguir a determinação da majoritária. Os discursos e falas afinavam as conveniências!
O candidato, no sabor da campanha, deslocou-se ao comício no interior do município. Este, lá nas grotas, desconhecia o lugar exato da concentração partidária!
O político, no caminho, obrigou-se a pedir orientação sobre a localização do lugarejo. Algum eleitor, no comentário junto aos seus, serviu de guia!
O impróprio do desconhecimento, aos quatro ventos, difundiu-se cedo no sabor da campanha. A oposição valeu-se como acirrada crítica! O fato seria um descaso com os locais!
O fulano, nas urnas, acabou levando um vareio de votos. Algum político, com pretensões de ser prefeito, obriga-se a conhecer e reconhecer dimensões e eleitores!
O poder econômico, em momentos, falha na indução dos resultados. A renovação refina o sistema político-administrativo! As mudanças, como anseio popular, mudam caras e procedimentos!
                                                                                      
Guido Lang
“Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem: http://www.fundospaisagens.com/imagens-estrada-rural-no-campo-jpg

O singelo detalhe


A família, depois de anos de economia e sonhos, conseguiu realizar sua ambicionada viagem. O lugar paradisíaco, num recanto natural no litoral brasileiro, mostrou-se a escolha!
A organização, à viagem, sucedeu-se durante uns bons dias. A preocupação consistia em não esquecer nada. O conforto precisava ser auferido e mantido!
Algum vizinho, numa espécie de guarda e segurança, tomou conhecimento do passeio de férias. Este, com plena confiança familiar, ganhou chave e orientação!
A tarefa doméstica consistiu em dar alguma reparada nos cachorros e gatos! Estes, nos vários dias, não poderiam ficar ao deus dará! Alguns tratos viam-se necessários!
A família, depois de uns cinco dias de descanso e lazer, recebeu o imprevisto telefonema. A casa, em função do monitor ligado, originou o sinistro!
O fogo, a partir do superaquecimento, consumiu boa parte do patrimônio! Um vultoso prejuízo monetário. As reformas e restaurações tornaram uma necessidade!
O filho, num descuido, deixou o computador ligado na tomada. O superaquecimento resultou no flagelo. Os pais deixaram de verificar o singelo detalhe!
Os filhos, em função da imaturidade, precisam da orientação e vigilância. Aparelhos ligados, em meio ao desuso, ostentam-se um convite para incômodos e prejuízos. Os singelos detalhes, no desfecho das histórias, fazem uma especial diferença!

                                                                                     Guido Lang
“Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem:http://chenected.aiche.org/materials/playing-with-fire-in-outer-space/