Translate

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

O ardil do crochê


A servidora, na manha das intermináveis reuniões, instituiu serviço e subterfúgio. As discussões, na circunstância das reuniões, acontecem no atraso e são infindáveis. A representação, no ente de idosos, acorda no recinto das políticas públicas. A cidadã, na “macaca imunizada”, buscou precaver-se das indisposições. O desperdício, em folga e tempo, sobrevém no desempenho. O farto material, no crochê, é carregado na bolsa. Os encontros, nas muitas cantilenas, calham no desprovido. As peças, no vestuário, incidem na contínua confecção. O retorno, na alegria e distração, sobrevém no ser útil. Os parcos emanados, nas deliberações, comportam capricho e serviço. Distintos imprevistos, no modelo, somam-se no ministério. Os elevadores, no mau amparo, ficam trancados na pane. Os coletivos, nas linhas, acorrem na demora do decurso. Os negócios, na agitação, caem em longas filas... O tempo, no ínterim, surge sorvido. A disposição, no ser benévolo e fecundo, acorre na riqueza e sorte.

Guido Lang
“Fragmentos de Sabedoria”

Crédito da imagem: http://www.bolsademulher.com/

O requinte de crueldade


O ancião, no lugar da internação, caía na dúvida e excitação. O celular, no manobro dos vários dispositivos, parecia desregulado ou estragado. A solução, no entendido da eletrônica, incidiu em requerer instrução ou reparo. O especialista, na destreza, aferiu no “toque de mágica”. As funções, no ligeiro e simples, funcionavam no pleno intento. O senil, no atinente instante, principiou emperrado e melindroso choro. O perito, no assombro, impetrou desculpas. Os acidentais ultrajes, no cochilo, poderiam ter ocorrido. As ligações, no assentado número, faltaram na multiplicidade de ensejos. O idoso, no ambiente familiar, contou que sentia-se abandonado. Os familiares, em enxertos, filhos e netos, cultivaram descaso da presença. O recinto, no abrigo de velhos, calhava no depósito. Os jovens, na preocupação da folga e folia, perpetraram apatia. As pessoas, no tempo, esquecem-se do acaso e modelo. Os humanos, em achegados e análogos, externam requinte de crueldade.

Guido Lang
“Fragmentos de Sabedoria”

Crédito da imagem: http://www.providacirurgica.com.br/
Imagem meramente ilustrativa.

O excêntrico saldo


O produtor, no tambo, confere atenção e excitação. O leite, na venda, advém na rejeição. A empresa de laticínios, na cautela de ilícitos, coleta amostras (no domínio). A análise, na firma, aufere avaliação. O colono, no adultério, cobre prejuízo. A água, no passado, caía no abstruso acréscimo. O sagaz, no produtor, acorreu no problema. O exame, no recolhido, era recusado. A perda, na farta safra, arrastava na avaria. A quebra, no negócio, brotava iminente. As vacas, em atinentes nomes, ganharam singular coleta. O prático, nas três dezenas, ocorria em apontar origem. A análise, na estação, detectou enigma. O animal, no vulgo da marca, caiu no achado. O rural, no ardil, comprara leite da firma. O teor, na apuração, fora inserido no exame. O laboratório, no item próprio, sucedeu na rejeição. Os peritos, no aclarado, ficaram no espanto. A astúcia colonial, no confrontado dos entendidos (teorias do asfalto e concreto), deriva do prático. A pessoa crê-se ardilosa, contudo assenta jamais desdenhar finura alheia.

Guido Lang
“Fragmentos de Sabedoria”

Crédito da imagem: http://www.minhavida.com.br/

A habitual recarga


O atento, na cátedra do público, nutria cilada e rotina. O celular, no horário do expediente, recebia carga na certeira tomada. Os colegas, no descaso do gasto, consentiram na completa confiança e pretensão. O curioso, na contínua inteiração, adveio nos comentos e episódios. O sujeito, no detalhe, apreciava falas e fatos. A realidade, no ínfimo, exagerou no crédito. A artimanha, no exercício, desdenhava esperteza. A ressalva, na sensata pergunta, procedeu achada. O submisso, na astúcia, consentia fone unido na gravação. Os indevidos, nos registrados e resguardados, acorriam nas orelhas da chefia. O súdito, no recinto coletivo, necessita zelar na discrição e resguarda. As divisórias, no jargão, soam ostentar olhos e ouvidos. Os artifícios, no espaço dos conchavos e políticas, calham viciados de negócios e segredos. As relações, no vulgo dos “sabonetes”, sobrevêm em ambições e cargos. Sensatas armadilhas, no equívoco, caem no desperdício de competências e momentos.

Guido Lang
“Fragmentos de Sabedoria”

Crédito da imagem: http://www.gadoo.com.br/