Translate

domingo, 7 de julho de 2013

Um singelo remédio



Uma cidadã, como as pessoas em geral, adora uns cafés, doces e carnes. O objetivo, em meio à abundância, consiste em apreciar e degustar as coisas boas da existência.
A acidez do estômago foi impondo limites. A gastrite, nas caladas dos comes e bebes, “parecia queimar por dentro”. A azia mantinha-se uma companheira inseparável!
O recurso, como receituário médico, consistiu na compra de algum leite de magnésio (neutralizador). A cura parecia mera esperança! O mal cedo retomava o fôlego!
O paliativo, como receita dos antigos, adveio através do segredo da batata inglesa. Esta, depois de descascada, viu-se esmagada e exprimida. O líquido recolhido como remédio!
Alguma porção de suco, em jejum, acabou consumida. O receituário assumiu ares de milagroso. A diferença, em dias e semanas, resultou em melhoras na disposição!
Os antigos, para cada doença ou ferida, possuíam sua natural solução. As fórmulas caseiras chocam-se com os interesses dos grupos econômicos. O excesso de bebedeira e comilança, somada a vida sedentária, assume ares de exagero e patologia!
                                                                                    
Guido Lang
 “Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem:http://www.seeutivesseumcloset.com.br 

A generosa acolhida!



Um mendigo achegou-se a determinada cidade. Esta, com fortes raízes germânicas, desconhece o cenário de moradores de rua. Uma novidade com a progressiva urbanização!
O cidadão, como forasteiro, queria procurar alguma cobertura. Achar algum esconderijo nos espaços públicos. Moradores sensibilizaram-se com o sofrimento!
Uns cinco naturais, numa “vaquinha” (juntando dinheiro), contrataram táxi. Este acabou encaminhado ao conhecido lar de idosos. A achegada, num instante, parecia indigesta peça ou lorota!
O albergue municipal inexistia nas paragens. O cidadão viu-se descarregado/largado no ancionato. A grandeza e nobreza, como solidariedade, advieram dos administradores!
Eles, a par da miséria no crepúsculo da existência, procuraram dar abrigo e alento. A preocupação inicial consistiu em recuperar a alheia dignidade e o orgulho!
O atendimento, em síntese, consistiu num aconchegante e bom banho, refeição farta e variada, reparos na barba e cabelo, roupa limpa e nova, sono numa cama limpa e macia...
Uma cortesia, da instituição particular, com razão de aliviar o flagelo. O indivíduo, noutro dia, pode retomar sua sina. O modesto gesto reforçou o conceito da casa!
Singelas práticas fazem tremenda diferença aos despossuídos e necessitados. O espírito cristão comprova-se pela prática das atitudes e vivências. O exemplo do bom samaritano, nos séculos, perpassa as famílias e gerações.

Guido Lang
“Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem:http://foradazonadeconforto.blogspot.com.br