Translate

domingo, 17 de janeiro de 2016

O exercício da compostagem


A pacata moradora, na área urbana, incidiu na dificuldade e necessidade. Os modestos metros, no desenho de horta, acorriam na miséria do chão. O lavado e pisado solo, na plantação, caía no problema da produção. O dinheiro, na aquisição de adubos e estercos, calhava na economia. O jeito, no paliativo, foi recolher sobras e restos. Os vegetais, em cascas, folhas e galhos, consistiam em ajuntados e ensacados. Os materiais, no subsequente tempo, eram inseridos na terra. A acumulação, em escassas semanas, aconteceu na contínua recuperação. Os cultivados, na afluência dos micróbios e minhocas, alardearam admiração e produção. O verde escuro, nas culturas, instituíra prodígio. A ímpar recolha, no espaço das vias públicas, deixava curiosos e estupefatos residentes. A filha das colônias, no largado e rejeitado, vislumbrou lucros e propriedades. Os alheios estorvos, no exercício da compostagem, extraíram adubo e fruto. A nobreza, nas adversidades, incorre em vislumbrar oportunidades.

Guido Lang
“Fragmentos de Sabedoria”

Crédito da imagem: http://www.setorreciclagem.com.br/

A necessária nota


O presidente, na associação classista, incidia na obrigação da difusão e receio da infração. Os empregados, na melhoria precipitada, advinham no acúmulo reservado. Os elementos, na dezena de embusteiros, auferiam arrogante maneira de subsistência (acolá dos salários). O dirigente máximo, na sociedade, foi procurado na oportuna e referente sala. A concisa fala, na admiração, deixou chefe assombrado e irritado. Um subalterno, na bobeada, havia tocado “língua nos dentes”. A corrupção, na ausência de medidas (contra esquema), advinha em decorrências imprevistas. A surpresa, no parco tempo, denunciou ardil e maneira. O ciente, na má índole, ruía no chefe do grupo. O delator, na quebra de confiança, careceu de auferir chances (promoção). O expectador, na laia de laico, desconhece as astúcias do mando e poder. Os comandos, na fartura do caixa, afeiçoam confundir público e privado. O dinheiro sujo, na fácil obtenção, flui no ingênuo gasto e parca sorte.

Guido Lang
“Fragmentos de Sabedoria”

Crédito da imagem: http://www.veriwtax.com.br/
Imagem meramente ilustrativa.

O artifício da divulgação


O profissional, na presidência da instituição, carecia de definida informação. O círculo, na cúpula do poder, carecia de vazar informação. A sociedade, na meia dúzia de apadrinhados, enriquecia nos olhares vistos. O bom ordenado, no primeiro escalão, perecia abonar maneira de subsistência. O esperto, na virada de ano, promoveu excêntrico evento. Os influentes, na condição de liderança, foram convidados na festança. Os intentos, nos segundos intuitos, acorreram no caso. A abastança, na variedade dos comes e bebes, foi ofertada na sintetizada convivência. O apropriado e brioso uísque, no afável e inocente drinque, abrilhantaram farra. A minúcia, na dobrada e fácil língua, consistiu em externar almejado. O ingênuo, dentre embebedados, relatou caso. O esquema, na psicose de contar proveitos, acabou desenhado. A bebida, no antecipado, perpetra fluir cilada e juízo. Os Homens, na ganância do dinheiro, criam malícias e perpetram vícios.

Guido Lang
“Fragmentos de Sabedoria”

Crédito da imagem: http://brasil.estadao.com.br/