Translate

sexta-feira, 12 de julho de 2013

O segredo da fertilidade


Os colonos, através da experiência empírica, revelam-se uns profissionais do conhecimento. Os mistérios da natureza, em inúmeras ciências, vêem-se elucidados!
Qualquer plantador, como maior satisfação e realização, almeja ostentar seu pedacinho de terra. Esta, depois da existência e família, revela-se seu maior patrimônio!
A abundância de safras representa dignidade, exige cuidados e reparos na fertilidade. A constante adubação, inorgânica e orgânica, representa uma necessidade e obrigação!
Os produtores, num singelo detalhe, conseguem descobrir a real riqueza. O segredo vê-se decifrado através do crescimento de determinadas espécies de inços!
Estes se desenvolvem unicamente em solos extremamente férteis. A ausência ou presença, na primeira avaliação, dá a dimensão das condições das riquezas!
O picão, em especial, mostra-se esta erva daninha própria. Este, de forma abundante, cresce somente em áreas ricas em húmus. Áreas, portanto, próprias à compra e plantio!
Olhos atentos decifram segredos sublimes. A mãe natureza revela-se gentil com quem cuida e preserva seus tesouros. Deus dá em abundância se comparado à escassa retribuição humana!
                                                                              
 Guido Lang
“Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem: http://www.cjc.org.br

O belo trote


Um camarada, no setor de trabalho, ostentava-se conversador e fofoqueiro. Este, na primeira novidade, tratava de repassar comentários e ocorridos!
Um colega, numa blitz, teve o veículo apreendido. O cidadão, em primeira mão, ficou sabendo do sucedido. A informação, entre corredores e salas, viu-se repassada entre amigos e conhecidos!
As pessoas, no prédio inteiro, ficaram sabendo em minutos do havido! Uns, em cima da ingenuidade alheia, fizeram gargalhada e graça! O atingido, dessa generalizada difusão, desgostou-se da exposição!
A vítima, depois de alguns dias, inventou alguma lorota. Uma mentira extraída das conversas. Esta, de forma proposital e em primeira mão, procurou narrar ao comentarista!
O boateiro, como de práxis, “mordeu a isca”. Este, no primeiro instante, repassou a conversa (como um “pão quente recém saído do forno”). O contador ficou “só de mutuca” (alerta)!
A conversa consistiu num escamoteado caso amoroso entre conhecidos. O relato, sobre a beltrana e o sicrano, não passava duma “singela estória de surdina!”
A invenção, depois do esclarecimento as partes, viu-se desmentida! As graças e risadas recaíram sobre a excepcional burrice e o belo trote (aplicado ao comentarista e fofoqueiro).
O fulano, diante da exposição ao ridículo, comprovou sua nobre vocação. Este, daquela data e situação, aprendeu a lição de checar e resguardar certas falas e informações!
Homem fofoqueiro revela-se uma imprópria pérola! As pessoas, antes de comentar e repassar, precisam checar certas conversas e informações. Uns carecem de mentir em função de omitir a essência dos acontecimentos e assuntos.
                                                                                           
Guido Lang
“Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem: http://andandonospassosdejesus.blogspot.com.br