Translate

terça-feira, 25 de agosto de 2020

AS LEMBRANÇAS DE VIAGENS


Guido Lang

Os colonos, de maneira geral, costumavam viajar pouco para lugares longínquos. Os gastos monetários, obrigações com criações e precárias estradas, eram motivos de impedimentos, e consequentemente, inúmeros moradores, em toda existência, nunca chegaram a ultrapassar um raio de uma centena de quilômetros. O cidadão, até os anos cinquenta e sessenta do século XX, praticamente nascia e vivia no seu torrão natal. O apego à comunidade e à família era algo acentuado, pois essa era a cosmovisão do mundo. Este, durante uma vida inteira, podia mudar-se alguns quilômetros, quando casava e mudava de localidade. Uma parcela restrita de camaradas tinha espírito aventureiro, enveredando-se nos caminhos das viagens intermunicipais ou estaduais. Os passeios internacionais ocorriam em casos esporádicos, e o acontecimento gerava acirrados comentários entre amigos e vizinhos. Uma viagem à Alemanha era a realização máxima, privilégio de algum cidadão afortunado ou integrante de algum intercâmbio cultural..

-- OBSERVAÇÃO: CONTINUAÇÃO DO TEXTO NO LIVRO "OS COLONIZADORES DA COLÔNIA TEUTÔNIA" (DE GUIDO LANG). 

-- FORMA DE AQUISIÇÃO DO LIVRO: Chamar inbox na própria página do Facebook (Guido Lang) ou no fone (51) 99787-5462 (Whats).

* Fonte: Disponível no livro "OS COLONIZADORES DA COLÔNIA TEUTÔNIA: COLETÂNEA DE TEXTOS" (2015), de Guido Lang.

* Crédito da imagem: https://pixabay.com/pt/photos/preto-e-branco-alemanha-baviera-2407614/

* PROIBIDA A REPRODUÇÃO INTEGRAL OU PARCIAL DO TEXTO SEM A MENÇÃO DA REFERIDA FONTE (LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998).

* Sugestões de páginas de leitura:
http://teutoniaemhistoria.blogspot.com/
http://guidolang.blogspot.com/
https://juliolang.blogspot.com/