Translate

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A estranha gente


O patriarca instalou-se em determinada propriedade. O sonho da terra própria achegara-se como realização familiar. O solo fora principal causa do abandono da Europa!
O lote, adquirido na empresa imobiliária (em meio às carências de toda ordem e a peso de ouro), angariou a vida inteira de melhorias. A conquista de solo vira-se incessante!
A moradia concretizou-se como conquista e obra. Os herdeiros, por gerações, mantiveram-se presos ao singelo torrão. A autoprodução via-se a maneira do ganho pão!
Algum descendente, no orgulho familiar, comprou as heranças. As jornadas, na luta como peleia constante contra a exuberante vegetação, entendeu-se no seio dos dias!
A velha moradia, na edificação da moderna, era testemunha do glorioso passado de trabalho. Mãos calejadas, com sangue e suor, extraíram da natureza os dividendos!
Os forasteiros advieram para alugar a preservada e restaurada moradia. A casa servia de especial depósito. O testemunho concreto via-se do modelo de vida dos ancestrais!
Os responsáveis, de imediato, externaram a negação. O argumento: “nada de gente estranha no pátio e terra”. A autonomia e liberdade carecem de valor monetário!
Os coloniais apresentam-se apegados e possessivos nas propriedades. Os donos, na própria terra, comportam-se como reis!

Guido Lang
“Crônicas das Vivências”

Crédito da imagem: http://www2.turismo.rs.gov.br/portal/index.php?q=galeria&cid=372&g=19

A inçada terra


O filho da paragem, na localidade, comprou depauperado e tradicional potreiro. Este, dominado pelas espinheiras, abrigou pobre e socado solo! O pastoreio exaurira os nutrientes!
A solução, no desuso, consistiu em dar descanso à área. O gado foi separado do espaço. A vegetação viu-se livre da intensa comilança. O alento instalou-se no cenário!
Os espinhos, com máquinas, foram arrancados ou ceifados. A tarefa insana via-se penoso trabalho. Acidentes de percurso sucederam-se no desenrolar das jornadas!
O comprador, na exploração econômica, reforçou o reflorestamento. A excessiva umidade favoreceu o crescimento do eucalipto. A adubação reforçou o desenvolvimento!
As tenras mudas, em meia dúzia de anos, constituíram robustas árvores. A privilegiada localização, no centro do núcleo colonial, espelhou magnífica visão sobre a instituída floresta!
Moradores, nos ciúmes e invejas, externaram falatórios e questionamentos. Estes se ligaram ao impróprio aproveitamento do solo. A reserva importunava através das sombras!
O mato compreendia-se como desperdício e roubo de aráveis e planas terras. A exploração de madeiras, por década, inibia a geração de capitais e trabalho assalariado!
As culturas anuais poderiam produzir alimentos e empregos. O local, na época imprópria, despertou escassa atenção. A fartura atiçou cobiças, ciúmes e ofertas!
As dificuldades, nas pacatas localidades, residem nas concorrências e invejas. A alegria e satisfação podem residir no fracasso e insucesso. O cidadão obriga-se a concentrar no foco!
O indivíduo, nos negócios, precisa saber dos interesses. Milagrosas mãos, a arrasada ou estéril terra, fazem brotar maravilhosos frutos!

Guido Lang
“Crônicas das Vivências”

Crédito da imagem: http://portuguese.alibaba.com/