Translate

quinta-feira, 31 de julho de 2014

A temporada própria



O filho das colônias, residente no sítio, precisou tomar apressada a estrada. A faina, no ganha-pão urbano, chamava no horário. A produção precisaria de corajosas mãos!
O sujeito, no parco tempo, destinou os preciosos minutos. A galinha choca, ninhada no bom ambiente e favorável ocasião, necessitou da interferência. O tempo via-se no dinheiro!
Os ovos precisaram ser alocados. O colonial, na criteriosa escolha, escolheu as unidades. Os arredondados são presumíveis fêmeas. Os bicudos verificam seletos machos!
Os números ímpares, nos cabais treze, acabaram assentados no ninho. A ave, no contíguo, aceitou a locação. O curioso: a choca, no minuto, “conversa com os projetos de pintos”!
O objetivo, no escasso tempo, consistiu em aproveitar oportunidade. Os dias foram ganhos na geração e obra. O dedo humano abrevia ou multiplica o plantel das criações!
O sucesso decorre da atuação e ciência. O instante, ao ganho, necessita estar disponível em qualquer tempo!

Guido Lang
“Crônicas das Colônias”

Crédito da imagem: http://www.portalanaroca.com.br/ovos-azuis-caipira-quem-gosta/

O proveito dos gigantes


O velho potreiro, na faixa comprida e estreita, conheceu o plantio do eucalipto. As brandas mudas, numa década, modificaram a paisagem. Plantas tornaram-se estacas e troncos!
Os gigantes, de trinta a cinquenta metros, enobreceram o ambiente. O raio, em três oportunidades, abateu em exemplares. A moradia e rede elétrica conviveram no perigo!
A correria, na derrubada, acirrou-se no proprietário. As unidades, um por um, foram laçadas nos troncos. As puxadas sucederam-se na proporção dos cortes e quedas!
O persistente receio sobreveio no contexto de cada específico corte. Alguma árvore poderia surpreender e cair na rede. A paciência e sorte foram companheiras inseparáveis!
Três aguerridos, na coragem e determinação, puseram a vida em xeque. Um cortador, a base, serrava a madeira. Dois, na esticada corta, direcionaram o rumo das caídas!
O alívio ocorria a cada queda: “um a menos”. O afeito insano, na audácia, tomou obra nas singelas mãos. O retalhamento, em metros, advém na dezena de unidades!
Afazeres dementes, nalgum período, requerem consolidação. O laborioso confronta-se com papéis agradáveis e desagradáveis!

Guido Lang
“Crônicas das Colônias”

Crédito da imagem: http://www.ludicoparques.com.br/site/a-empresa/