Translate

quarta-feira, 30 de julho de 2014

A imprópria suspeita


O ônibus, no deslocamento ao centro, sugeria ser uma “sardinha”. Os passageiros aglomeravam-se e exprimiam-se no coletivo. Os lugarzinhos eram disputados no extremo!
O trabalho, no horário do pico da jornada, advinha na obrigação. O reduzido número, na espera dos próximos, revelou-se uma impossibilidade. O jeito foi de encarar a situação!
Algum sujeito, na censurável necessidade, abusou do bem estar. A qualidade do ar externou-se no dilema. O inconveniente e nojento revelou-se na “largada de gases”!
O insuportável cheiro, na indesejada reclamação, propunha “coisa doutro mundo”. O detalhe ligou-se na dissimulada suspeita. Os olhares assumiram certo adereço!
O fofinho e gordinho, no assento quieto no centro, recebeu a inicial suspeita. O notório, na “segura respiração”, atribuiu o renome de “peidorreiro”!
O pessoal, no procedimento empírico, descreveu velada discriminação. Os passageiros, nas idas e vinda do transporte público, escrevem curiosas e melindrosas histórias!
Os inconvenientes desenrolam-se nos instantes inapropriados. A vida, em momentos e situações, aplica-nos curiosas e inesquecíveis peças!

Guido Lang
“Crônicas das Vivências”

Crédito da imagem: http://www.contaoutra.com.br/noticia.asp?id_blog=5966

A necessária paciência


O filho das colônias, na onda de reflorestamento da acácia e eucalipto nas propriedades minifundiárias de subsistência, tornou-se lenhador. A ocasião via-se em ganho!
A derrubada de matos, na condição de meeiro, mostrou excelente interesse e reforço de renda. A experiência, na eficiência, levou ao plano acessório ao habitual tambo!
Os cortes, na fartura de florestas, tornaram-se solicitado negócio. A carência de gente, no conhecimento e habilidade da derrubada, exteriorizou a adormecida aptidão!
O sujeito, na terceira idade, institui habituais hecatombes. A prática, no manejo do artefato da motosserra, assume brincadeira e passeio. A presteza impressiona o néscio!
A batente, nos anos de derrocada dos gigantes, ensinou princípio fundamental: “- O cortador, na hora do perigo do eucalipto, precisa ostentar extrema resignação!”
A avaliação, no adereço da queda, revolve lição de experiência e sabedoria. Eventuais rajadas de vento conferem deslumbramentos e riscos. Quedas chegam a estremecer o chão!
O abreviado estudo, na pendência dos galhos, revela elevada prudência. Os contratempos, nos rigores das jornadas, transcorrem no contexto das tarefas!
Os proprietários, no proveito dos matos, arriscam o inteiro patrimônio para ganhar valores em míseros metros. As provocações, aos denodados, inspiram ares de disfarçadas satisfações!

Guido Lang
“Crônicas das Colônias”

Crédito da imagem: http://uniaodasaldeiasapinaje.blogspot.com.br/