Translate

quarta-feira, 13 de maio de 2015

O espetáculo dos olhos


A singela área, na dimensão de meio hectare, incidia no descampado e encosta. O cultivo e pastoreio, em décadas, fizeram-se ativos e excessivos. A agricultura de subsistência, na pequena propriedade, incorria na sobrevivência. O abuso, na baixa produção, caía na precisão.
A alteração, na mutação em chácara, redimensionou papéis. O solo, na ocupação, auferiu singular semeadura. As sementes, no plantio, foram coletadas entre brejos e matos. A tarefa, no bom tempo, assumiu encargo de meses. A obrigação ocorria na função de missão.
As espécies, na inclusão de araçás, ameixas, amoras, cerejas, goiabas, ingás, nogueiras, pinheiros e pitangas, ganharam típico interesse. Os frutos, na meia dúzia de anos, trouxeram o afluxo da fauna. A fartura, no habitat peculiar, mostrou-se um oásis no aglomerado da mata.
Os alimentos, no instinto da supervivência, atraíram a gama de espécies. Aracuãs, sabiás e tucanos, no exemplo, pareciam residir no ambiente. O espetáculo dos olhos, no júbilo e realização, incorria na admiração e diversão. Admiráveis mãos cunharam original maravilha.
O colonial, na situação do domínio, estabeleceu um diferencial. As vivências, no ensaio das experiências, externam a grandeza d’alma. O lucro, no exclusivo, incide na falta de ensejo e prazer. O encanto e graça, no pleno exercício da tarefa, arregimentam afeição e ciência.
O homem, na inserção na natureza, cria admirações e bênçãos. A faina, na efetiva execução, transforma meios adversos em úteis.

Guido Lang
“Singelas Crônicas das Colônias”

Crédito da imagem: http://moniquebecker.blogspot.com.br/2010_12_01_archive.html