Translate

sábado, 7 de julho de 2012

O CLARÃO DE LUZ


Algumas pessoas, em momentos, deparam-se com fatos estranhos. Estes vêem coisas e não compreendem o sentido desses avisos e marcas. Estas pessoas, em instantes, chegam até a comentar as visões, mas acabam costumeiramente sendo chamados de doidos e lunáticos.
Por isso procura-se, em decorrência, esconder estas visões, quando não se conseguia desvendar os poderes ou razões destes sinais. Uma humilde trabalhadora colonial, com frequência via uma luz nas caladas da noite. Esta lumiosidade aparecia num pé de umbu, que se localizava num capão de mato. A mulher chegava a conversar com os familiares sobre o estranho clarão, por isso eles também quiseram apreciá-lo.
Estes porém não o viam, enquanto a senhora enxergava-o sem maiores dificuldades.
Diversos anos transcorreram em meio ao enigma familiar, que carecia de maiores explicações. Nenhum membro, devido aos temores dos mistérios naturais, arriscava a vida com a finalidade de vasculhar as proximidades da planta. A família dizia: o clarão é mais uma das fantasias e loucuras da mãe!
Uns estranhos, numa bela ocasião, casualmente vieram fazer uma visita à propriedade rural. As conversas informais decorriam em meio a diversidade de assuntos, quando tocou-se naquele assunto da estranha luz. Os forasteiros  escutaram atentamente a história e depois de dias, retornaram com detector de metais. O aparelho sinalizou uma alta concentração de metais, por isso diversos homens passaram a cavar o lugar assinalado.
O resultado, depois de intenso trabalho, revelou um achado inimaginável. Alguns restos de ossos humanos viam-se resguardados por uma espada de metal e diversas moedas de ouro e prata. O local guardava o jazigo dum revolucionário, que acabara sendo degolado nalguma revolução.
A estranha luz, portanto, tinha razão de existência em meio ao resquício de mato.
A terra guarda preciosos segredos, que, em momentos, revelam-se aos humanos.



(Trecho extraído de "Contos do Cotidiano Colonial: Coletânea de Textos" de GUIDO LANG).


Crédito da imagem: http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=13837.525