Translate

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

A nobre incumbência



A mãe, pela bênção divina, gerou outro esperado e sadio menino. Este, no conjunto dos manos, acrescentou-se a feliz escadinha familiar de rebentos!
A gravidez e parto transcorreram na normalidade. Mãe e filho, pelas graças dos céus, sofreram poucas dores no transcorrer da geração e nascimento. O milagre da vida repetiu-se!
O pai, depois de dias, ganhou a nobre e sublime incumbência. Ele, adepto inveterado das caipiras (mistura de cachaça, limão e açúcar), recebeu a tarefa do registro!
A missão, da localidade à sede distrital, exigia bons quilômetros de percurso. O paizão, no trajeto, parou no armazém para tomar “o reforço no  viciado remédio”. O organismo exigia!
O cartório, na sede distrital, viu-se procurado e visitado meio zonzo. O detalhe, na carência do apontamento, consistiu no esquecimento do pré-combinado nome!
O jeito foi pensar! O escrivão, no registro, inscreveu rápido os detalhes. A memória, no tradicional lapso, ajudou pouco. A improvisação, como invenção, tornou-se solução!
Outro Ari, às pressas, viu-se inscrito e nascido nas colônias. Os vários, já existentes, obrigaram a criar a alcunha. Os moradores, no geral, conheceram o ser pelo apelido!
A memória, em impróprios instantes e situações, deixa-nos na mão. O esquecimento, como percalço no percurso, mudou a história da valiosa existência!
Os nomes, ouvidos de contínua forma, externam vital importância ao ego e íntimo. As escolhas, nas entrelinhas, descrevem e espelham o grau de conhecimento e formação dos autores!

Guido Lang
“Crônicas das Vivências”

Crédito da imagem: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=789236&highlight=porto+alegre

A definitiva contratação


O solteirão, junto a idosa mãe, precisou contratar os serviços da faxina. A moça, em avançada idade, encontrou-se igualmente solteira. A mútua timidez evitava aproximações e conversações!
O estabelecido, duas faxinas semanais, consistia em realizar uma generalizada limpeza. O trabalho, por escassas semanas, estendeu-se como efetiva contratação. Reforço ímpar mostrou-se à propriedade!
As obrigações, antes do previsto, extrapolaram os combinados. A tarefa ostentou-se ampliada e complementada. A cama e mesa, na “fraqueza da carne”, somaram-se as faxinas e tarefas!
O resultado, como dona de casa, foi de assumir ares de esposa. A solução, por definitivo, consistiu em ficar residindo no lugar. As partes, em semanas, uniram-se como excepcionais “pombinhos”!
A mútua timidez, na diária convivência, foi superada. As dificuldades, no advento da velhice, levaram a junção dos interesses! Os imãs, antes do previsto, encontraram-se unidos!
As convivências criam afinidades. A amizade, entre homem e mulher (de assemelhadas idades), ultrapassa costumeiramente as meras conversações!
Trabalhadores, como força braçal, sumiram praticamente no meio rural. A solução, como sinônimo de melhorias, consiste em implementar com máquinas. A produção multiplica-se nas quantidades!
As colônias, no passado, ostentavam ricos falatórios e  histórias de empregadas. A pessoa, cada qual, fisga a cara metade a sua maneira!

                                                                              Guido Lang
“Crônicas das Vivências”

Crédito da imagem: http://cozinhanatureba.blogspot.com.br