Translate

segunda-feira, 28 de março de 2016

O estratagema


A pilhagem, no ambiente urbano, anda no aferrado e altivo. Os assaltos e saques, em botequins e vias, sobrevêm nos contos e hábitos. A mulherada, no carregado de importâncias, recorre ao encanecido estratagema. A grana, no movido das modestas compras, aufere aguerrida guarda. O esconderijo, no interno dos sutiãs (lingeries), tornou-se reavida sina. A fortuita exigência, na incerteza, decorre na negativa de valores. As damas, no transcorrido de épocas, nutriam costume e recurso. As bocas, na dimensão da vida, solicitam obrigação de mantimento. Os problemas, na extensão das multidões, acirram-se nos conflitos e convívios.

Guido Lang
“Artimanhas do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem: http://www.curiosidademind.com.br/

O especial serviço


O módico agricultor, na migração campo-cidade, andou aclamado e afamado. A chefia, na cota do cargo de confiança, empregou na afeição e experiência. O serviço, na aflição braçal, afluiu no cuidado e reparo peculiar. Os canteiros e flores, no incrustado das vias (adjacências do Centro Administrativo Municipal), versaram na singular arte. O florescido, na parca estação, insurgiu aparências e cenários. A população, na conjunção das folgas e mates, acudia na apreciação e convívio. Os passeios, no lugar, contraíram admiração e expressão. O segredo, no delirante florido, incidia no módico artifício. O jardineiro, no curtido das colônias, empregou ciência e paciência. O adubo, no alocado dos viveiros, caiu na arte e diferença. Os ossos, no cozido e moído (farelo), eram alocados nas raízes e solos. Os ativos e relevantes, nas carreiras, assentam no enigma e suor. O capricho e cuidado, no acréscimo das tarefas, advém no denodo e requerem tempo. A pessoa, no ofício, precisa constituir diferença e saliência.

Guido Lang
“Fragmentos de Sabedoria”

Crédito da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=RkIJHHh63Dc

O comunicado pastoral


O místico, na homilia de domingo (Páscoa), cumpriu decisão e pregou vigilância. A circular, no intuito pastoral, incidia no aviso e difusão. A mensagem, no inserido (prédica/sermão), transcorria em atenuar ânimos e pacificar forças. A ocasião, na política, acorria nas divisões e facções (avessas e radicais). Os tempos, nos desenlaces da crise (econômica e política), motivam atenção e reflexão. A população, na concessão dos benefícios ou obrigações, acorre no ardido e dividido. As estirpes, no próprio seio, andariam atiçadas e divididas (no adepto ou adverso). Amigos e vizinhos, na conjunção dos bairros e linhas, precisariam dispender frieza e meditação. A sugestão, na confabulação, consistia em inibir antipatias e exaltações. Os negócios, em auferidas regalias, acorriam em rejeição ou simpatia. O dinheiro, no alento ou desgosto do bolso, motiva divergências ou preferências. A religião, na visão marxista (“ópio do povo”), busca atrelar e pacificar rebanhos.

Guido Lang
“Fragmentos de Sabedoria”

Crédito da imagem: https://trigonolagar.wordpress.com