Translate

terça-feira, 12 de março de 2013

Um leve engano


Uma penca de abelhas, em forma de enxame, assentou-se no pé de cereja dum vizinho. Uma singela árvore foi o lugar próprio da parada e repouso. A comunidade, num processo migratório, recém havia abandonado a original colmeia. Esta queria ares novos com razão de procurar o seu próprio caminho.
O colono apicultor, com uma dezena de caixas iscas instaladas, fez uma aparente vista grossa. Este, pela experiência e sorte, dava-se como certo a escolha de alguma armadilha (como moradia). Ele não queria ter o trabalho de apanhar o enxame (numa certa altura da planta). Uma dezena de atrativos, em número de chances, pareciam-lhe suficientes como sorte. Este refletiu e esperou: “- a comunidade, com carências de opções de ninhos, vai escolher as minhas atrativas e sólidas caixas!” Este cedo conheceu o belo e leve engano!
Os insetos, próximo a metade da manhã (com o aquecimento solar), “foram ao mundo”. Elas, pela surpresa geral, tomaram sentido ignorado (na direção dos brejos e matos). Estas pareciam conhecer e querer distância da exploração humana. A alternativa consistia em procurar voar com as próprias asas. As abelhas esforçaram-se pela autóctone sobrevivência e felicidade. Algumas poucas abelhas, com aparência de desnorteadas e perdidas, ficaram para trás. Elas, com sua coragem e ousadia, cedo certamente acharão a companhia das antigas companheiras.
O criador, para abafar a curiosidade e satisfazer a obsessão, foi conferir e  repassar as diversas iscas. Uma tremenda decepção e frustração diante da excepcional esperteza e sabedoria. A solução foi pensar na alegria e satisfação alheia e, lá adiante, receber um enxame filho, como dádiva, nalguma isca. O alívio de consciência relacionou-se ao ganho de impresvistas comunidades. Esta, de um momento a outro, afluíram as caixas e fizeram as graças.
Um morador, na proporção de extrair dividendos dos investimentos, precisa dar um grito de alegria e satisfação. Este, na proporção de abrir as sobrecaixas das colmeias, surpreende-se com o especial trabalho desses singelos insetos. Outro, como aposentado, cercou sua residência com habitadas caixas. Este, em meio ao tradicional chimarrão, assenta-se no pátio e vislumbra a labuta dos bichinhos. As idas e vindas, nas atitudes e comportamento, revelam os estados das comunidades e ninhos. As histórias e relatos, sobre a espécie, não faltam no cotidiano dos meios coloniais.
Abelhas revelam-se umas contínuas surpresas e daí os criadores cedo criam uma obsessão pelo seu trabalho. O cidadão, nas inúmeras situações, não tem como angariar a totalidade das chances. Os enganos e perdas assim como as conquistas e vitórias acompanham o cotidiano da vida. A organização social dos insetos dá inveja as sociedades humanas.

Guido Lang
“Singelas Histórias do Cotidiano das Colônias”

Crédito da imagem: http://blogbioartropodes.blogspot.com.br