Translate

segunda-feira, 14 de março de 2016

A exclusão


A esposa, na dúvida e orientação, achegou-se na festança. O bailado, no ativo, acontecia na domingueira. O boato, no bate papo das amigas, existia da achegada do conluiado. O jeito, no “in loco”, versou em auferir ocorrência. O homem, no agrado da pista, caía nas amassas e danças. A mulher, na fúria, agrediu marido e sócia. O fato, na violência, afluiu na avaria dos direitos. A agressora, no baque, acabou excluída do recinto. Os seguranças, no direito, conduziram no acesso afora. A norma social delineia: “A pessoa, na agressão, perde direitos e ensejos”. Os corretos, em circunstâncias, perpassam como errados e parciais.

Guido Lang
“Artimanhas do Diário das Vivências”

Crédito da imagem: http://chapeco.sc.gov.br/
Imagem meramente ilustrativa.

Os pedintes


O sujeito, nas andanças das cidades, confronta-se nos originais pedintes. Os jovens, na listra dos vinte aos trinta anos, solicitam as módicas moedas. O argumento, na pedida, advém, “em melhor pedir do que furtar”. Múltiplos, no banal, poderiam ser filhos ou netos. A gente nova, na aplicação e energia, poderia granjear ofício. Qualquer tarefa, na escassa mão de obra (braçal), emanaria no acrescimento e proveito. O trabalho, no comum, transcorre distante dos alvos e ensinos. As dádivas, na alegação do alento, direcionam-se na droga e ócio. A imagem, no espaço urbano, alastra-se nas praças e vias. As pessoas, no social, circulam adoentadas.

Guido Lang
“Artimanhas do Diário das Vivências”

Crédito da imagem: http://www.saocarlosemrede.com.br/

A concepção


O metódico morador, nas tarefas do domínio, sucedia na aversão e extermínio das aranhas. As teias, no impróprio das construções e lenhas, caíam na dificuldade da limpeza e perigo da picada. A chance, na produção das vassouras, alterou concepção. O problema, na instituição de fábrica, divisou ganhos. As sujeiras, na missão dos inadequados, afluíram no ativo comércio. Os proprietários, em prédios, necessitavam das vassouras. O sujeito, na profissão, acudia em ativo fabricante das peças. Os achaques, na esperteza, viraram artifícios do sustento. O dinheiro, na captação, direciona costumes e juízos.

Guido Lang
“Artimanhas do Diário das Vivências”

Crédito da imagem: http://www.tecmundo.com.br/