Translate

terça-feira, 24 de março de 2015

O minado pátio


Os caminhos e gramados, nas adjacências da morada, caíam domados. O exagero, em escassos dias, instituiu o desleixo. A paisagem parecia dominada pelo brejo. O corte incidia na frequência. A tiririca, na disseminação do maquinário agrícola, inserira a maldição.
O extermínio, na aplicação de potentes herbicidas, acontecia na impossibilidade. Algum paliativo precisou ser conjeturado no recurso. A agudeza humana obriga-se a encontrar soluções aos problemas. A experiência, no módico gasto, sobreveio no ambiente.
O encerado preto (lona), no setor agrícola do sindicato, indicou-se contraído. O plástico, no cuidado e dilatação, aprontou alocado no lugar. A camada de brita, na meia dúzia de centímetros, cobriu o plástico. A praga, no tempo, incorreu na dificuldade da sobrevivência.
A luminosidade, na ausência de sol, impossibilitou a fotossíntese. O sufocamento, na sucessão dos anos, incide certamente na eliminação. A cebolinha incorre no aflorar do solo. Algum invento, no ensaio da ciência (no porvir), acabará redimensionando a situação.
Os paliativos, em situações, incorrem em soluções. As modestas invenções, no modelo, servem de alheia escola.

Guido Lang
“Singelas Crônicas das Colônias”

Crédito da imagem: http://www.jardinarr.com.br/