Translate

quarta-feira, 21 de maio de 2014

A má formação


O filho das colônias tornou-se ousado produtor. As máquinas viram-se variadas nas próprias terras. A atividade, nos cereais e laticínios, transmite ares de linha de produção!
O cidadão, no investimento e trabalho, ostentava-se referência. A dificuldade, no filho único, encontrava-se na educação. As cobranças e ensinamentos sucediam-se em baixa conta!
O rebento, na má criação e formação, desperdiçava dinheiro e oportunidade. O genitor, nas afrontas, cobria prejuízos. A rigidez, na espartana disciplina, ocorreu na carência!
Os estragos e prejuízos iniciaram na escola. As ousadias, na maioridade, prosseguiam no cotidiano das vivências. Os carros, nas corridas e cavalinhos, eram detonados!
A fortuna, na velhice dos pais, incorreu na dilapidação do patrimônio. A dificuldade de muitos no ensino se vê na facilidade de poucos na educação!
Um filho mostra-se igual a nenhum; dois há pouco; três ao ideal e quatro na demasia. A má formação termina no empobrecimento da descendência!
A repreensão e rigidez, na tenra idade, evita a porção de aborrecimentos e transtornos na adulta vida. “O pior pecado consiste na má educação dos rebentos!”

Guido Lang
“Crônicas das Colônias”

Crédito da imagem: http://mais24hrs.blogspot.com.br/2014/03/pais-podem-transmitir-maus-habitos.html