Translate

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Um segredo econômico


     Os coloniais, de forma centenária, tiveram o hábito de criar galinhas caipiras. Elas, no contexto dos pátios coloniais, ganharam presença, quando fornecem carne e ovos ao abastecimento familiar. Sobras, em singelas quantidades, vinham-se comercializadas nas vendas, quando somavam troco às exigências, de última hora, da casa. As aves, como complemento, forneciam algum esterco ao cultivo de hortas e jardins, quando o adubo proporcionava maravilhas! Uns belos galos, como passatempo, animavam o silêncio dos pátios com seus “cocoricós”. Fala, a tradição, que diante da porta, possuem a função de anunciar visitas.
     Os inconvenientes, com esta história, relacionavam-se a dispersão dos ovos quando, as galinhas índias, fazem ninhos nos diversos espaços. O desperdício de ovos têm sido grande e chocas, volta e meia, advêm com ninhadas de pintos. Estas, pelo instinto nativo, precisam de terra/natureza, no que “proliferam-se como aparente inço”. Um pouco de trato, como complemento, “fazem os ir ao mundo quando viram-se com razão de sobreviver”. Adoram ciscar no contexto dos brejos, roças e matos, quando revelam-se presas fáceis aos inimigos silvestres (eraras, graxains, raposas...). Alguns colonos, no contexto do inverno, cultivam aveia, que leva as aves a pastarem como se fossem herbívoras. O curioso, apreciando o comportamento nas entrelinhas das galinhas, relaciona-se ao assemelhado dos dinossauros, no que representa, na prática, uma mutação destes “aos ventos das mudanças da natureza”.
       Uma criadora, no ínterim das demais criações, criou uma maneira de evitar os excessivos desperdícios dos ovos. Procura, de manhã, deixar os galináceos presos, enquanto não puserem os ovos. Estes, uma vez colhidos, soltam-nos com vistas de andar e ciscar nas redondezas da moradia. Nenhuma ave, para não perder o controle, pode dormir em árvores e estábulos, quando todas se vêm abrigadas no aviário/galinheiro. A robustez, em função das caminhadas e consumo generalizado de alimentos, dá a qualidade da carne, que oferece as apetitosas galinhadas. A legislação inibe a criação livre das aves, porém esta é uma realidade corriqueira nas instalações coloniais.
    O desafio diante das dificuldades dos empreendimentos consiste em encontrar soluções viáveis! A criação centenária acumulou todo um conhecimento empírico que os coloniais conheceram de gerações. Umas famílias, durante décadas, vêm-se conhecidas pela acentuada vocação agrícola nesta nobre atividade criatória.

Guido Lang
Livro “História das Colônias”
(Literatura Colonial Teuto-Brasileira)


Crédito da imagem: http://www.fotoplatforma.pl/pt/fotos/3578/