Translate

sábado, 6 de abril de 2013

O rato do campo e o rato da cidade



Um rato que morava na cidade, foi passear no campo. O rural recebeu-o gentilmente e deu-lhe um banquete de ervas e raízes. Não gostando de tal estilo de vida, o urbano disse:
- Amigo, tenho dó de você; como pode ficar resignado com semelhantes coisas? Venha comigo para a cidade e veja o que é fartura, o que é viver!
 O outro aceitou. À noitinha estavam ambos em uma bela e rica residência, em uma bem provida despensa: queijos, lombos, o perfumado toucinho, tudo os incitava; desforrando-se de sua longa dieta, o rato do campo regalava-se. Subitamente range a porta, entra o dono e: com ele, dois gatos.
O rato da casa achou logo o seu buraco; o hóspede, sobressaltado, pulando de prateleira em prateleira, mal escapou com a vida, e despedindo-se do amigo, disse:
- Adeus, camarada, fique com as suas farturas; mais vale magro e faminto no mato, do que gordo na boca do gato.

Moral da história:
Sem sossego de espírito de que valem os outros bens?

                   Esopo (Final do século VII a.C. e início do século VI a.C.)

                                                      Crédito da imagem: http://metaforas.com.br

A coisa de qualidade



Um patriarca, da Velha Europa, fugiu das frequentes fomes e guerras. O imigrante, na América Meridional, instalou-se para começar descendência e odisseia familiar.
O orgulhoso sobrenome, nas novas terras, mudou de grafia e pronúncia. Os infortúnios e percalços, nas primeiras décadas de instalação, foram penosos e trabalhosos.
Uma enxuta descendência, como valiosas sementes à posterioridade, foi constituída e semeada. Uns poucos membros, detentores desse legado, espalharam-se por diversos quadrantes.
Gente de índole honesta e modesta, porém muito econômica e laboriosa. A descendência, conforme os velhos ensinamentos familiares, almeja distância de brigas, injustiças, roubalheiras...
A clã, num pré-combinado (informal), criou uma básica concepção. O acordado, em termos gerais, trata: “- O orgulho do sobrenome é legado e privilégio de poucos. O escasso revela-se sinônimo de coisa de qualidade. Uns poucos membros bastam para fazer a enorme diferença!”
A fama, dessa digna gente, espalhou-se pelos seios comunitários. As vizinhanças carecem de maiores aborrecimentos, as polícias de maiores registros de ocorrências, os familiares de maiores intrigas...
O sobrenome ostenta-se um legado e orgulho duma clã. A imagem denegrida recai sobre o conjunto de familiares. Os laços sanguíneos cedo espalham-se aos cantos e recantos do mundo.

Guido Lang
“Singelos Sucedidos do Cotidiano da Existência” 

Crédito da imagem: http://www.lasercom.jor.br