Translate

sexta-feira, 15 de maio de 2015

O exemplo da origem



Os amigos e conhecidos afluíam no conjunto da propriedade. A pacata residência, perdida no arborizado meio, advinha no encanto e refúgio. A agitação e correria, no desfecho das semanadas, incidiam no convívio e descanso. O lugar, no natural, incidia na condição de vida.
A minúcia, nas partidas e vindas, acontecia nos afagos e ofertas. Os visitantes, na farta lavoura, incidiam nos brindes e ganhos. Os artigos, na abastança, caíam na premiação. Os frutos, nas abóboras, bananas, bergamotas, chuchus, laranjas e limas, viam-se doados.
Os negócios, na venda de frangos, madeiras, mel e ovos somavam-se na convivência. Os clientes, no esforço do mimo, transcorreram na ideia do lucrativo. A disposição, no bom comércio, consiste em estabelecer recíprocas regalias.  A ideia era numa mão abençoar a outra.
O artifício, na questão custo, residia em comercializar em um preço inferior ao do mercado. O produto, no fresco e natural, advinha no gosto e qualidade do consumidor. O exemplo, na galinhada de (galinha) caipira, sucedia no singular prato. O aipim, no molho, “oferecia água na boca”.
Os amigos e curiosos, nos posteriores tempos, recordarem-se dos habituais presentes. As boas referências, nas conversas informais, disseminaram-se nas paragens. A nobre essência, no presente divino, distendia abastança e bonança. O padrão perpassou na descendência.
Os ganhos extras, no cofre e salário, ampliaram e aprimoraram mimos e precisões do domicílio As amizades, nas afabilidades e proveitos, reforçam-se nos agrados e confianças.

Guido Lang
“Singelas Crônicas das Colônias”

Crédito da imagem: http://www.cpt.com.br/