Translate

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Os touros comunitários


A inseminação, com a melhoria dos plantéis das vacas, tornou-se difundida nos meios coloniais. Os criadores, a toda hora, requerem os serviços dos profissionais!
As empresas, com sedes nas cidades, afluem às muitas propriedades das diversas localidades. Um interminável trabalho, nas idas e vindas, verifica-se nas corridas!
Os especialistas, em equipe, convivem na infindável pressa. Os chamados, sem feriados e finais de semana, sucedem na tarefa. Um pula prá cá e lá para atender chamados!
Os produtores, nos tambos, deixaram de criar e ostentar machos. Uma despesa desnecessária na criação. Os touros, no tempo, mostram-se agressivos e violentos!
Os criadores aboliram a nobre função da reprodução natural. Os profissionais, na incumbência artificial, ganharam a alcunha de “touros comunitários”!
Os proprietários, para diluir custos, trabalham na ideia da socialização. A diluição dos custos, entre muitos, permite adquirir os melhores sêmens (dos grandes animais de raça).
Um “machão comunitário” fertiliza milhares de vacas. Os touros reclamam da abstinência nas coberturas no cio. Os humanos interferem nas mudanças de espécie e raças!
Os Homens, pelo dinheiro, carecem de limites na interferência genética. Os animais assumiram funções de peças. Os bichos obrigam-se na autossuperação na produção!
A melhoria genética revolucionou a produção animal. As vacas, na prática, tornaram-se máquinas ambulantes de produção de leite!

Guido Lang
“Crônicas das Vivências”

Crédito da imagem: http://colunas.globorural.globo.com/

O primordial conteúdo


O educador, aficionado economista, queria ensinar noções básicas da economia. O dinheiro, no sangue do capitalismo, requeria aprimorado conhecimento e entendimento!
O estudo esclarecia detalhes das compras a crédito e exorbitância dos juros. Um ensaio via-se ao sucesso financeiro. Uma informação necessária à prática cotidiana!
O profissional, em conteúdos das ciências humanas, incluiu cálculos, debates, estatísticas, explicações, textos... As noções básicas para fazer valer o poder de compra!
A admiração e espanto, na pré-adolescência, advieram do alunado. Os estudantes, criados e educados na sociedade de consumo, quiseram distância dos conteúdos!
A ideia da compra à vista e poupança deparou-se na resistência. As finanças pessoais, nos relatos, existiam no descalabro. Outros temas, na reclamação, foram enfocados!
A realidade descreve: a dificuldades dos humanos ocuparem-se nas essências. As pessoas, no geral, ligam-se aos detalhes e ignoram o profissionalismo!
Os conhecimentos, a título de exemplo, concentram-se nos esportes e polícias. O dinheiro e economia, no cerne da existência, registram-se secundárias preocupações!
A instabilidade econômica e oscilação da moeda perpassam ignoradas. As massivas notícias, de brutalidades e criminalidades, acentuam os temores das falácias humanas!
As diárias preocupações e problemas, na sobrevivência, bastam nos aborrecimentos. A imatura fruta inibe colher antes da maturação!

Guido Lang
“Crônicas das Vivências”

Crédito da imagem: http://dicasderoteiro.com/