Translate

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O paliativo medicinal


Um colonial, no contato contínuo com animais e plantas, viu-se contagiado. O tratamento, depois de análises laboratoriais e requisição de especialistas, tomou vulto!
O criador, com aves, bovinos, caninos, felinos e suínos, adquiriu alguma singela coceira. Algum corpo estranho, provável fungo, instalara-se sobre a pele. Este, espalhado em partes pelo corpo, assumiu ares de aflições e irritações!
O tratamento, depois de anos com o incômodo, tornou necessário a procura dos sofisticados recursos medicinais. A pressão familiar contribuiu muito numa solução do problema!
O dermatologista  através de comprimidos, cremes e shampoos, recomendou uma gama de recursos. Estes, caros e específicos, viram-se continuamente aplicados!
Os resultados, depois de semanas e meses, revelaram-se parcos. A alternativa e solução, numa altura, consistiu no emprego aos próprios recursos recomendados aos animais.
Os banhos sucessivos, nos lugares específicos, ocorreram com o tradicional sabonete matacura. Os frutos viram progressivos na superação dos inconvenientes e sofrimentos!
A solução, postergada por anos, encontrava-se ao alcance de mão. O específico funciona costumeiramente a contento no geral! O cidadão precisa experimentar com razão de conhecer e prezar!
A eficiência nem sempre encontra-se no complexo, oneroso e  moderno. Coloniais, diante das dificuldades locais, improvisam paliativos e soluções. As patologias e pragas, com a idade e oportunidade, ousam instalar-se nos membros das espécies próprias!

                                                                                             Guido Lang
“Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem:http://xaxor.com/oil-paintings/1782-thomas-cole-1801-1848.html

Quadro de Thomas Cole (1801-1848).

O derradeiro amor


O encanto maior externa-se na primazia das oportunidades e relações. Os paliativos, nas paradas do caminho, fraquejam costumeiramente nos momentos necessários e próprios!
Um cidadão, depois de enviuvado, partiu a nova aventura amorosa. Os filhos crescidos e ocupados mantinham escasso tempo à conversação e convivência!
A aposentadoria, com a idade, permitia o ocioso tempo. A solidão, no vazio da moradia, abatia-se deveras forte! Alguma companhia, às conversas, advinha em boa hora!
O beltrano, nos eventos festivos, aproximou-se e enamorou-se pela vizinha. As necessidades mútuas, de convivência, recomendaram a aproximação e união!
O relacionamento, no contato e visitas mútuas, tomou o sentido da aproximação e enamoramento. As relações pareciam assumir ares duradouros e íntimos!
A doença, em função da idade, abateu-se antes do esperado e imaginado. A sicrana, tendo amparado e cuidado o adoentado marido, queria distância do idêntico flagelo!
O relacionamento, igualmente em função de diferenças e manias, viu-se desfeito nos dias mais cruciais e necessários. A decepção e frustração antecipou a derradeira derrocada e definitiva partida!
Os verdadeiros amigos e amores conhece-se nas extremas necessidades. As improvisações, como quebra galhos, perpassam como meros paliativos!
O amor primeiro, em função do inusitado, ostenta-se a principal reminiscência. As pessoas, dentro das possibilidades, safam-se dos atropelos, cuidados e dispêndios. A morte, como derradeira viagem, vivencia-se solitariamente!

                                                                                           Guido Lang
“Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem:http://viladasnoivas.org