Translate

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O arrojado regresso


Os ratos, na ausência dos gatos, viam-se praga. Os venenos careciam de dar conta do extermínio. Odores e porcarias, nos arestas e retiros, viram-se criados e empilhados!
O morador, ao longínquo amigo, encomendou os peculiares gatos. Os animais, na proporção de cinco, foram encaixotados. O carregamento acabou aliviado no pedido!
Os animais, muito crescidos, foram encarcerados dias. O novo possuidor, certa hora, abriu compartimentos. A bicharada, na direção de brejos e matos, volveu disparada!
Os felinos, na semelhança de raio, sumiram na vegetação. A moradia viu-se completa inviabilidade. A cachorrada, na curiosidade (diante de estranhos), acentuou corridas e fobias!
Os gatos, por semanas, conservaram-se refugiados em estranhas terras. A surpresa ocorreu certo dia. Os animais, desorientados na viagem, regressaram a residência original!
A orientação solar guiou certamente os caminhos de retorno. O bom filho a casa retorna. Os gatos apegam-se as casas na proporção dos cachorros aos donos!
As pessoas, na real, subestimam a astúcia animal. Os gatescos, na sabedoria popular, detectam de antemão os amigos ou inimigos. A esperteza felina serve de inspiração humana!
Os animais, em ocasiões e situações, deslumbram os donos. Os bichos, nas afinidades e dedicações, escolhem os patrões!

Guido Lang
“Crônicas das Colônias”

Crédito da imagem:  http://entretenimento.r7.com/blogs/carmen-farao/gato-na-moda-26092013/