Translate

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A parábola das pizzas



          Um ancião, na beira de um entrocamento de estradas, instalou seus serviços, quando passava por "épocas de  altas e baixas" na pizzaria. Ele pouco conhecia seus clientes, quando advinham inúmeros forasteiros e havia possibilidades de ouvir as ideias mais esdrúxulas e variadas. O movimento, num momento, aumentou, quando construiu um fogão maior e solicitou os serviço do filho. 
          Este, recém saído da universidade, parecia entender muito de economia e índices econômicos. Ele então falou: "-Pai! Tu sabes das notícias? A situação da economia global encontra-se péssima. Vários países encontram-se no desemprego e depressão. O poder aquisitivo encontra-se baixo e as vendas desabaram. Vai ser um deus nos acuda!"
          O investidor refletiu: "-O filho passou anos com os entendidos das estatísticas. Conhece bem os números e sabe dá realidade. Vive diante dos noticiários e das mídias." O proprietário pensou e tomou uma decisão: "-Vou precaver-me! Compro um terço a menos das matérias-primas, reduzirei horários e retirarei propagandas." Implantou as medidas e as vendas começaram a fraquejar! Comentou com sua senhora: "-Nosso filho entende de economia! As vendas realmente caíram com a recessão em curso!"
          Quem se cerca de pessimistas, pessimista acaba sendo. Dar ouvidos aos inexperientes, ricos em teorias e pobres na prática, abala o desenrolar dos negócios.

Guido Lang
Livro "Histórias das Colônias"

Crédito da imagem: http://superinteressanteoficial.blogspot.com.br/2012/08/paixao-por-pizza.html 

Receitas da tranquilidade financeira



01 - Trabalhe como se nunca precisasse de dinheiro.
02 - Gaste o dinheiro com moderação.
03 - Procure não poupar nos investimentos.
04 - Tenha suas reservas em forma de poupança.
05 - Abstenha-se de fazer favores monetários (empréstimos).
06 - Evite aventuras financeiras (riscos excessivos causam aborrecimentos futuros).
07 - Cuide da tentação do luxo (este desperta "gansos" da inveja e insegurança).
08 - Evite contar com o dinheiro antes de tê-lo na mão.
09 - Procure fugir do crediário (os juros comem parcelas expressivas dos teus ganhos).
10 - Evite compras inúteis (dinheiro é sempre melhor do que bens acumulados).

Guido Lang
Escritor, historiador e professor

Crédito da imagem: http://www.blogodorium.com.br/sonhos-o-que-significa-sonhar-com-ouro/

Inscrição no túmulo de Ciro (556 até 530 A.C.)


FUNDADOR DO IMPÉRIO PERSA



"Homem quem quer que tu sejas e quando quer que venhas, pois sei que virás... eu sou Ciro e conquistei o império do mundo para os persas. Não me invejes este pedacinho de terra que cobre o meu corpo".

Fonte: Livro "E a Bíblia tinha razão" de Werner Keller, pág. 266

Crédito da imagem: http://www.essaseoutras.com.br/imperio-persa-%E2%80%93-historia-cultura-religiao-tudo-sobre-a-civilizacao/

A diferença



          Um casal, com os seus filhos, foi colher uma plantação de alho, que fora cultivada na sua propriedade. O tempo de colheita, em parte, tinha passado, quando algumas plantas deixaram de arrancar-se. Os dentes ficavam perdidos ou guardados no solo, no que carecia dos mesmos no consumo.
            O menino cedo tratou de perguntar ao pai sobre as perdas, quando achava a menor diferença perder um ou outro “tubérculo”. O pai, com sua tradicional sabedoria, explicou a criança: “-Meu amado filho! As diferenças da ausência ou presença dos dentes de alho notarás no momento do uso da planta. Imagina! Você e um apetitoso assado ou bife sobre a mesa. Você colocou sal. Falta, no entanto, o alho, no que os poucos dentes desperdiçados ou extraviados farão a diferença no paladar. Uns poucos e minúsculos dentinhos preencherão a lacuna, quando o gosto estará completo.”
            Pequenas perdas, em certas ocasiões, farão grandes diferenças. Procure, tanto na carência quanto na fartura, jamais desperdiçar; use sempre o estritamente necessário e colha sempre a totalidade da produção disponível.

Guido Lang
Livro “Histórias das Colônias”


Crédito da imagem: http://www.chucrutecomsalsicha.com/archives/2007/06/o_girassol_no_f.html

A visão de mundos



           Um casal de anciões, moradores das colônias, teve dois rebentos varões. Estes, após constituírem famílias, resolveram seguir a vocação familiar agrícola, que, por gerações, tinha sido o dom da estirpe. Eles, no entanto, precisavam de terras, quando os pais, agora aposentados, resolveram dividir o patrimônio imobiliário. As terras, divididas ao meio na extensão do comprimento, viram-se ocupadas por muitas encostas e poucos vales. As partes beneficiadas cedo viram-se em conflito, quando ninguém almejava a parte mais íngreme e pedregosa.
           Os pais, com razão de apaziguar ânimos, resolveram dar o voto minerva, porque “filhos valem por iguais e cumpre favorecer ninguém”. O mais velho recebeu a primeira parte, que localizava-se na encosta dos morros. Um pedregulho e saibro pareciam abundar no terreno, que tinha sido até o momento uma espécie de reserva florestal. O colono com muito estudo, paciência e trabalho, procurou investir em culturas permanentes e variadas. O solo, enxuto e sem maiores geadas, favoreceram magníficas colheitas.
          O novato, numa boa parte plana, poderia valer-se da mecanização agrícola, quando esforço físico via-se poupado. Procurou cultivar culturas anuais, que dessem um rápido retorno na comercialização da produção ao mercado. Vivia, porém na dependência da oscilação dos preços, quando no período da safra, custava pouco e, na entressafra, muito.
          Os anos transcorreram e o perecimento dos genitores sucedeu-se. Adveio o comparativo das terras e do trabalho dos irmãos, quando o primeiro “ganhou disparado”. Ele, em estritas áreas, tinha adicionado valor agregado a sua produção, enquanto o segundo produzia volume, porém menores dividendos. As desvantagens tornaram-se vantagens ao sábio, enquanto a vantagem viu-se numa desvantagem ao ingênuo.
            Os espaços dependem da nossa visão econômica, porque de pouco adianta dar vantagem aos de pouco conhecimento – amanhã desperdiçarão as chances e viverão em lamúria. As dificuldades e empecilhos devem fazer-nos ousar, enquanto facilidades conduzem-nos à acomodação.

Guido Lang
Livro “Histórias das Colônias”


Crédito da imagem: http://viagem-fotos.russian-women.net/fotos-de-viagens/fotos-Toscana-morros-F%C3%A9rias-It%C3%A1lia-fotos-turismo-pt-hh_p319.shtml