Translate

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O equívoco dos agiotas


Um senhor, com dinheiro e esperteza, imaginou multiplicar valores. O improvisado banqueiro, aos conhecidos e vizinhos, revelou-se um “quebra-galho” de imprevistos!
O cidadão, avesso a legislação, deu-se a incumbência de ceder dinheiro a juros. O numerário, sob a promessa da devolução e multiplicação, cedeu espaço às provisórias!
Os cem, depois de certo prazo, passariam a valer cento e três. A prática, com os honestos, funcionava a contento! O senhor via ampliado os dividendos!
Os caloteiros, como enforcados e oportunistas, mostraram-se motivos de ímpares aborrecimentos! Estes, com mil e uma ausências e desculpas, faziam o maior descaso!  
O capital, numa altura do negócio, assumia ares de incobrável e perdido. Os malandros, em função de alegados imprevistos, safaram-se de cumprir os assinados!
Os poucos três avolumados, dos bons pagadores, ficavam distantes de cobrir os reais valores dos cem extraviados! Os empréstimos revelaram-se cedo deficitários!
As promessas, de pagamento, renovaram-se a cada data de acertos. O dinheiro vivo, no entanto, carecia de aparecer para pagar os devidos capitais e juros!
As promissórias, como malfadados papéis, careciam de maior aceitação no mercado! O dinheiro, em ter e não, revela-se a real diferença entre as pessoas!
A promessa,  de ganhar três com razão de colocar outros cem em jogo, ostenta-se jogo e risco. Empréstimos revelam-se sinônimo de correrias e desconfianças. Quem empresta a amigos e vizinhos cria margem a aborrecimentos e inimizades!
                                                                                           
 Guido Lang
“Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem:http://www.imagens.usp.br/

O fogo de palha


Um colonial, em meio ao dia ensolarado e seco, animou-se para finalmente fazer uma retardada faxina. Esta, em função duma visita eminente, visava mudar o cenário particular!
Este, junto à esposa e filhos, consistiu numa generalizada arrumação. Os desleixos, por algum imprevisto, acabaram retardados durante semanas!
Os membros, numa espécie de mutirão familiar, improvisaram generalizada limpeza. Os punhados de folhas, gravetos e palhas ganharam o amontoado no descampado!
O esconderijo preferencial dos bicharedos (animais) peçonhentos vira-se eliminado e queimado. Os restos, no meio do campo, deram origem a uma bela e rápida fogueira!
Um fogo ímpar mostrou-se próprio ao material à combustão. Este, em dezenas de minutos, terminou em cinzas os avolumados e inconvenientes entulhos!
O idêntico aplica-se a certos amores e profissões na flor da idade. Os indivíduos, em suas expectativas e sonhos, possuem belos desejos e fantasias!
As coisas, no primeiro momento, parecem tão fáceis e rápidas! O objetivo consiste em conquistar os altos cumes e montanhas das sociedades humanas!
A realidade, a partir dos limitados capitais e conhecimentos, elimina as fantasias e encantos. As conquistas, no cotidiano das práticas, exigem persistente esmero e trabalho!
A vida, antes do imaginado, mostra-se efêmera e transitória. O belo e elegante revela-se oneroso e trabalhoso. A convivência depara com os limites e privações!

                                                                               Guido Lang
“Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem:http://giovanigelati.blogspot.com.br