Translate

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O cantinho próprio


Uma anciã, em função do pedido dos filhos, comercializou o patrimônio familiar. A residência e terras, do espólio do finado, foram passados no troco!
Os rebentos, na necessidade do inventário, optaram pela venda. O pensamento, de imediato, ligou-se as perspectivas de grana. As preocupações, com a mãe, viram-se escassas!
O bem estar entrou em limitada conta. A senhora, no auxílio dos rebentos, viu o dinheiro escorrer das mãos. Um pediu aqui, outro acolá (sem receber o devido ressarcimento).
O resultado, na carência de lugar próprio, foi viver de favor nos vários filhos. Estes, com constituídas famílias, viram um estorvo (do que real hospedagem e visita).
A ausência, de refúgio próprio, levou a viver como andarilho. A esmola parecia suceder-se nos alheios lares. Os reclamos, nas conversas de bastidor, vieram-se a suceder!
O cantinho próprio, sem compra de outro, encontra-se fora de cogitação à comercialização. Promessas, com os pesos da idade, evaporam-se cedo no esquecimento!
A/O viúva/o, sem a cara metade, revela-se uma espécie de órfão. O humor, na carência monetária, muda cedo nas considerações e satisfações!

Guido Lang
“Contos do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem: http://www.dooda.com.br

O bom termo


O lamaçal, durante as chuvas de inverno, espalhou-se pelas estradas e potreiros. Os caminhos mantiveram-se simplesmente barrados e intransitáveis!
O caos, com as idas e vindas, somou-se com a circulação das afeiçoadas vacas. Os animais, nalguns trajetos, pareciam afundar no barro. As tetas, a ordenha, viam-se imundas!
O produtor, na rotina da propriedade, necessitou encontrar e investir no aterro. A solução, em função de incentivos produtivos, foi comprar diversos caminhões de brita!
Os veículos, abarrotados de finas pedras, afluíram para preencher atoleiros e trilhas. Os bichos, em meio às chuvas e frios, puderam circular facilmente nos caminhos!
O detalhe, no verão, viu-se esquecido ou ignorado. As pedrinhas furavam os moles cascos dos animais. As dores e feridas, antes do imaginado, ganharam dispêndio e número!
A realidade salta aos olhos: resolvem-se uns problemas e, no ínterim, criam-se logo outros. As vantagens do inverno revelam-se os empecilhos do verão! 
O Criador, nalgum momento próprio, favorece as várias espécies com a oscilação das intempéries do tempo. Certas realidades precisam paliativos como provisórias soluções!
A sabedoria, no bom senso, recomenda evitar os extremos. O futuro, como perspectiva de vida, precisa entrar na conta dos investimentos e melhorias!

Guido Lang
“Contos do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem: http://www.universidadedoleite.com.br