Translate

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A alteração dos gênios


O casal, no conforto do leito, jazia no deleite da associação e coexistência. A manhã, no bom dia, anunciava outro afável e singular dia. A conversa, no minuto, envolveu a obrigação e ocasião. A afinidade, no custeio da fatura, alterou aferros e humores. O dinheiro, no troço do amor, instituiu inquietação dos corações. A lamúria, na atribuição de “pão duro”, adveio no enfoque feminino. A demanda financeira, no considerável dos exemplos, verifica-se razão central dos desacordos (matrimoniais). O masculino, na natural direção e gestão, ouve horrores dos desígnios e dispêndios. O mulheril, na filosofia e oferta, gosta de adquirir e consumir. O compromisso lógico, na receita salarial, sobrevém em cada qual atender suas expensas. Nenhuma sociedade, no exagero, tem obrigação de cobrir alheios consumos. Os casais, na aderência conjugal, devem complementar-se nas alegrias e encargos. O diálogo, na efetiva junção, cai no exercício básico das analogias e associações.

Guido Lang
“Fragmentos de Sabedoria”

Crédito da imagem: http://blog.luz.vc/o-que-e/contas-a-pagar/

Livro: "Os Colonizadores da Colônia de Teutônia: Coletânea de Textos"


Descrição do livro


“A Colônia Teutônia, pelo destaque dentro do contexto das colônias particulares, merece um estudo detalhado, pois, até o momento, foi referência de alguns esparsos artigos. Estes encontram-se dispersos em almanaques, anuários e jornais que, na prática, não sintetizam a rica história teutoniense. Além disso, por estarem guardados nos arquivos e bibliotecas, dificultam o acesso a leitores e pesquisadores. 
A pesquisa procurou fazer um levantamento dos nomes dos patriarcas, que encontram seus nomes inscritos nos livros de atas, colonização, contribuições, notas e registros pastorais (apontamentos de relação de batismos, casamentos e óbitos). O trabalho procura trazer a grafia original de nome e sobrenome, pois eventuais traduções poderiam causar distorções e dificultar a identificação dos mesmos, pelos familiares e pesquisadores. 
As razões particulares do presente estudo relacionam-se à aplicação dos conhecimentos históricos dos antepassados, que vieram no século XIX, do Hunsrück e Westfália para a Colônia Teutônia. 
O objetivo constituiu-se em resgatar os nomes dos pioneiros, que embrenharam-se ao desconhecido, através das matas, desejando edificar "uma nova pátria" em busca de melhores condições de vida. 
Eles, com gratidão e justiça, merecem o reconhecimento de seus feitos e a inscrição de seus nomes na história. O desconhecimento dos seus nomes e do seu trabalho constitui-se num desleixo e ingratidão, quando, tantas vezes, repousam esquecidos e ignorados nas descuidadas, depredadas e silenciosas tumbas dos diversos cemitérios particulares”.


Aquisição do livro

Exemplares podem ser adquiridos com o autor (R$ 20 reais cada) pelo fone 51 – 96 72 61 12 ou com as Lojas Wessel, através do link: http://www.lojaswessel.com.br/p/3460601/os+colonizadores+da+colonia+teutonia+coletanea+de+textos+-+guido+lang


Dados da obra


Livro: Os Colonizadores da Colônia de Teutônia: Coletânea de Textos
Autor: Guido Lang
Ano: 2015
Páginas: 310
Editora Pradense
ISBN: 978-85-8294-035-8


Guido Lang, na qualidade de escritor, historiador e professor, enfoca uma gama de temas. Seus escritos encontram-se disseminados em anuários, artigos, blogs, diários, dissertações, livros, jornais, monografias, revistas e teses. Milhares de páginas já foram redigidas, a maioria de caráter ainda inédito.