Translate

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

As desavenças


Os primos, num ocasional encontro, tiveram a oportunidade de reverem-se na residência. A aposentadoria, no horário semanal, permitiu tirar horas para jogar conversa fora!
As outroras convivências, na infância dos pátios dos finados avós, tornaram-se frescas lembranças. As saudades revelaram-se magníficas e variadas reminiscências!
Os ancestrais, como bisavós, avós e pais, encontram-se no descanso. As conversas conduzem aos áureos tempos. As afiadas línguas direcionam-se aos enigmas familiares!
Experiências e vivências, como tenebrosas sombras, guardam incógnitas de existências. Os bastidores, como entrelinhas da história, veem-se interrogados e relatados!
Quê sucedeu realmente naquela situação? O fulano e sicrano tiveram escamoteado caso? Quem adonou-se daquele patrimônio? Fulano ostenta-se bastardo filho?
A realidade social tem sido: algumas temáticas veem-se guardados a sete chaves. Os assuntos, na informal conversa, comentam-se unicamente aos achegados e parentes!
As desavenças e diferenças, entre famílias, instalaram-se entre membros. “As sujeiras, em quaisquer realidades, encontram-se amontoadas e varridas debaixo do tapete”!
As afrontas e furadas, das muitas e variadas vivências, encontram-se armazenadas e guardadas nalgumas alheias memórias. As famílias, no interior dos clãs, alimentam desavenças e diferenças na proporção das concorrências e convivências!
                                                              
Guido Lang
“Pérolas do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem: http://www.elo7.com.br/casarao-antigo-70x100/dp/94A21

As gentilezas


Um ancião, filho de família grande, adorava e estimava crianças. Os pequeninos, com as agitações e brincadeiras, constituíam as alegrias e satisfações das moradias e pátios!
O senhor, nas idas e vindas pelas colônias, via a realidade dos rebentos. Diversos pais, em inúmeras situações (como companhia), levavam os menores às tradicionais vendas!
Os adultos, em meio às carências monetárias, satisfaziam-se nos consumos. Os filhos ficavam “restritos as migalhas”. O ancião, na realidade, procurava implementar alegrias!
O cidadão, como guloseimas e refrigerantes, adquiria aos sofridos. Os artigos, diante do consenso dos conhecidos pais, viam-se distribuídos como gentilezas!
O prazer, numa aparente festa de piquenique, consistia em ver felicidade e gargalhadas. Os felizes, às mães, falavam e relatavam o gesto do “bondoso e generoso tio”!
Os dispêndios, como abonado e ousado investidor, faziam escassa diferença. O Criador, numa longa vida, tinha sido generoso. As milagrosas mãos haviam dado abundância!
O ancião, num belo dia, pereceu de idade. Os pequenos tornaram-se adultos e pais de família. As reminiscências, com histórias das gentilezas, viam-se comentadas e relatadas!
Os beneficiados, nas visitas aos finados, circulavam diante da sepultura. Este, no derradeiro descanso, via-se reverenciado em orações e relatos pela nobre ação!
Os espertos, carismáticos e mercadores, junto aos pais, conquistam primeiro a simpatia dos filhos. As modestas atitudes e nobres gestos resguardam-se nos registros da memória comunitária!

Guido Lang
“Pérolas do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem: http://www.homeportfolio.com/bar/photos/traditional