Translate

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

O Vale dos Gnomos

Resultado de imagem para gnomo

Um singelo lugar, situado entre os morros da Catarina e Bela Vista, na pacata Linha Boa Vista Fundos/Teutônia/RS, aparece como um peculiar lugarejo. A soberba vegetação, repleta de cacimbas do Arroio Vermelho, abriga lenda. A tradição, nas origens, vincula fato!
A banda, em abrigo da fauna, cairia em estância dos gnomos. As acanhadas criaturas, trazidas pelos pioneiros (em 1872), seriam moradores (de frondosas árvores e originais fendas). Os abrigos, em aclives e pedras, espalham-se nas manhas e recintos do terreno!
Os gnomos, em tutores da natureza, aferiram imagens da devastação da original selva (na instalação dos potreiros e roças). Os anãos, em ajuizados e sensíveis, refreiam os ímpetos humanos. Os desbravadores, em aficionados da faina, careciam do alívio e folia!
A regeneração, na Floresta Pluvial Subtropical (no abandono das antigas roças), dá alento aos acomodados residentes. A tradição pagã, em povos das florestas (da velha Europa), avigora crenças e rejuvenesce narrações (em transplantados em terras sul-americanas).
A mãe natureza, nas entranhas (da fauna e flora), esconde ciências e enigmas. As comunidades, em obra da invenção rural, abrigam histórias e reminiscências. A existência, em demasia (de trabalho e razão), abafa gosto e graça. A vida, em peculiar, acode em presente!

Guido Lang, Jornal Eco do Tirol n 25, pág. 03 (texto reescrito).


Crédito da imagem: http://produto.mercadolivre.com.br/