Translate

domingo, 24 de maio de 2015

O abuso eletrônico


O pai, na condição de amigo e conselheiro, buscou alocar limites. O exagero, na manipulação, adsorvia atenção e tempo. Os afazeres, no farto da vivência, incidiam no descaso. A filha, na idade dos “anos da burrice”, abusou do discernimento e paciência.
O estudo, na essência da obrigação, cometia na negligência. A leitura, na ampliação da ciência, caía na deficiência. A apreensão, na essência das ocasiões, advinha no enfadonho celular. As redes sociais, nas relações incessantes, eram razão das aflições e atenções.
O telefone, no total de vinte e quatro horas (dia), acontecia no manejo de seis. O artefato, na abrangência ou encravado na mão, caía carregado. A primazia, no aleitado e deglutição, ocorria na atitude. A obesidade, na precoce idade, caía no dilema de saúde.
A apreensão peculiar, no tal do Facebook, deixava acomodada e mal humorada. Os parcos diálogos, na convivência familiar, reuniam reclamos e xingarias. A casa, no banal, “aparecia na pensão”. Os encargos, em afazeres, entendiam-se no peculiar dos genitores.
Os lucros, no jeito, advinham nos consumos da telefonia. As empresas, no online, faturavam no contínuo dos ofícios. As multinacionais, na alocução de créditos, falecem nas finezas. O chega caiu em espatifar dispositivo. Privações, em mesadas, completaram a homília.
O discernimento, em quaisquer artifícios e jeitos, deve nortear rumos. Os vícios, no abuso das tecnologias, incidem na subtração dos convívios.

Guido Lang
“Singelas Crônicas das Vivências”

Crédito da imagem: http://disneybabble.uol.com.br/