Translate

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A ousadia


O morador, lá das grotas, comunicou o desejo de comercializar algum animal. A oferta estendeu-se na presença de conhecidos e vizinhos! A venda (armazém) revelou-se o local próprio!
Um comprador, melhor localizado, aproveitou o momento para fazer uma visita. Ele, interessado no negócio, queria olhar o estado e sanidade do animal!
A transação, com alguma choradeira e desconto no preço, acabou acertada. O problema, no momento, consistiu em deslocar a leiteira vaca holandesa!
A condução, com uma corda no pescoço do animal, não deu certo. A alternativa, com alguma habilidade e paciência, consistiu em colocar o bicho no interior da velha Kombi!
A coitada precisou ajeitar-se a condição adversa! Um dirigia e outro mais a cuidava no interior do veículo! As queixas foram inúmeras ao domesticado animal!
As necessidades como ficaram? Um problema posterior a resolver com uma boa lavagem e secagem! O animal, na calada do dia, viu-se deslocado por uns bons quilômetros!
Um empecilho, diante do desleixo com as normas de trânsito, viu-se resolvido com singelo paliativo. O animal, em síntese, não tinha de reclamar da economia do desgaste!
Os moradores, diante dos dilemas e necessidades, improvisam facilidades e inovações. O pacato cidadão, no interior das colônias e vilas, depara-se com situações inusitadas e ousadas!

                                                                                          Guido Lang
“Pérolas do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem: http://reinosdanatureza.com/animal/bovidae.htm

O segredo


A família, como produtora rural, mantinha o hábito do plantio das hortaliças e verduras. A horta ostentava-se uma contínua ocupação e preocupação feminina!
O cultivo, entre a gama de espécies, incluía a apetitosa e saudável cenoura. A planta, de maneira geral, via-se cultivada nalgum momento entre a Lua Minguante a Lua Nova!
As culturas, com produção debaixo da terra, ostentavam o plantio neste período lunar! O reflexo, nas copas, fazia diferença na produção da massa verde na Crescente e Cheia!
Um conhecido, como segredo, sugeriu semear no exato dia do começo da Lua Minguante. A formação dos frutos ganharia um colorido e desenvolvimento maior!
A informação, a título de experiência, foi testada no campo prático. Os resultados, depois de semanas, revelaram-se em admiráveis e robustas cenouras!
Os graúdos frutos contrastavam na elegância das semeaduras de outrora! Um fato inacreditável, num singelo detalhe de Lua, fazer tamanha diferença e formosura!
O segredo, daquela experiência em diante, foi acatado como definitiva norma rural. As cenouras angariaram a abundância e referência no torrão comunitário!
As famílias coloniais, junto às criações e plantações, possuem seus segredos de multiplicação e produção! O progresso e sucesso, dentro do profissionalismo rural, decorrem dos conhecimentos e habilidades!

                                                                        Guido Lang
“Pérolas do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem: http://segredosdepandora.wordpress.com/tag/segredo/