Translate

domingo, 26 de abril de 2015

A velada atração



O ensolarado domingo, no contexto do outono, advinha no ânimo e exaltação. O tempo, na dádiva de São Pedro, incidia no apelo ao natural e turismo. As andanças, no pé-na-estrada, sobrevieram no curso. A estirpe, na metrópole, perambulou na direção do interior.
O almoço, na linhagem, advinha na aproximação e confabulação. O ajustado, no designado horário, acertou nos amigos. A natureza, na chácara, caía na diversão e paixão. O ambiente urbano, nos estresses e patologias, sobrevinha no marcante cálculo e negócio.
O churrasco, no habitual dos desfechos das semanas, ocorreu no cardápio. O acessório, no prato colonial e saladas, fluía na mistura. As alusões, no antigo quermesse (Kerb), caíram nas reminiscências. As conversas, nas diferenças e ocorrências, viram no desejo e necessidade.
O detalhe, na fartura das carnes (frango, gado e porco), ligou-se a provocação. Os fiapos, nas peças, foram amputados. As migalhas, no antecipado, foram jogadas nas brasas. Os excepcionais aromas, na atmosfera, disseminaram o convite ao apetite e refeição.
A vizinhança, no cheiro e fumaça, aprontou atiçada. Os condimentos, nas salmouras, foram apreciados na defumação. A bulimia e ciumeira, na essência dos estômagos, induziram a degustação. A alfinetada, no coloquial das existências, cai no farto das circunvizinhanças.  As visitas excepcionais, na compreensão dos habituais, acontecem nos particulares cardápios. As conversas, no informal, costumam sedimentar os julgamentos.

Guido Lang
“Singelas Crônicas das Colônias”

Crédito da imagem: http://www.bheventos.com.br/