Translate

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

O insulto pessoal

Resultado de imagem para esmola

O mendicante, em moço aleijado, encontrava-se na sinaleira. O pé torto, em muletas, expunha problemas de locomoção. O rapaz, em aparências de saudável, poderia “ganhar pão” (em “suor do próprio rosto”). A petição, em agitada sinaleira, caía no “conjunto das moedinhas”. O calor infernal, em meio à insolação, chateava os viventes. O certo motorista, em pedido, adveio no sinal fechado (vermelho). A negação, em baque, dirigiu nos insultos e xingações. O pedinte, em alta fala, mandou “tomar naquele impróprio lugar”. A conduta, em “falha de criação”, conduziu na rejeição (de esmolas em distintos).
O episódio, em desemprego de milhões, esboça luta pela subsistência. As pessoas, em desespero, caminham “em nervos na flor da pele”. O auxílio, em centenas de jovens mendigos, advém na completa impossibilidade pessoal. O aglomerado urbano, em “assentado em casa e terreno seco”, conduz na subversão das confianças e valores. Os humanos, em dinheiro, assentam as ações e expectativas.

Guido Lang
“Histórias do Cotidiano Urbano”

Crédito da imagem: http://regionalevangelico.com.br/

A excêntrica segurança

Resultado de imagem para queijo suiço

Os desqualificados, em mendicantes e viciados jovens, alojaram-se em agitada praça. A fome, em parco tempo, conduziu no armamento de fogo. O cozido, em infame boia, assistia-se na execução. A denúncia, em anônima (no provável), transportou na “afluência de batalhão”. A guarda municipal, em nove efetivos, foi avalizar prevenção. O tempo, em destinado, visava concluir cozido. Os coletados, em acesso, externaram (em velado): “Ensino, em claro, de como fumar maconha”; “O operoso, em trouxa, custeia salário em servidores”; “Os malandros, em prejuízo do cidadão, auferem segurança”... A inversão, em valores, desponta na cidadania. Os infratores soltos nas ruas e os indefesos reclusos nas casas. O sistema, em penhor público, trata “bandoleiro com pão de ló”. Os infratores, em subterfúgios (em título dos direitos humanos), aprontam e afrontam coletividade. O trabalho, em pena do auto sustento, aflui no mínimo das decências e obrigações. A vadiação, em cifra de orifícios, imita molde do queijo suíço.

Guido Lang
“Histórias do Cotidiano urbano”

Crédito da imagem: http://scienceblogs.com.br/