Translate

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

O esforço político

Resultado de imagem para padrinho

O colonial, no perdido morador das grotas, ganhou sensata função no governo municipal. O cargo de confiança, em “roçador de beira de estrada”, caía na tarefa. O efetivo esforço, no aferro e inclinação, avultou amigos e somou renome. A alternância, no poder, requer empenho dos apadrinhados. Os familiares e linhagem, na sustentação de cargo (no governo da situação), viram-se chamados na direção dos votos. O certo aspirante, no emissário da gestão, deve ganhar eleição. As mercês, na direção, acham-se na eficaz execução. As cargas, em brita/saibro, conferem-se conduzidas. Os eleitores, na condução, serão regidos nas urnas. As canalizações, no atrasado, despontam enterradas... O malogro, na casual perda, sobrevirá na provável exoneração. O saldo, no sustento, cairia no retorno ao ofício original. A faina, na derrubada de mato (em acácia e eucalipto), calha no comércio da lenha e queima de carvão. O emprego temporário, em apadrinhado, significa oferecer contrapartida ao padrinho.

Guido Lang
“Histórias do Cotidiano Político”

Crédito da imagem: https://www.geocaching.com

A alastrada alergia

Resultado de imagem para plantio direto milho

A lida, nas vésperas das precipitações, aconteceu no intenso dos ares da primavera. O milho, no plantio direto, auferiu os “agrados dos solos”. As máquinas, na condução de aferrados agricultores, cortaram dias e semanas (na empreitada do plantio). As perspectivas, em farta safra, renovam-se no decurso dos cultivos. O problema, no conjunto das colônias, liga-se as alastradas alergias. Os residentes, no unido das paragens, convivem no incômodo das coceiras. A origem, em espaços contaminados (em herbicidas), acode nas indisposições da pele. Os cheiros, no impróprio, completam os ares (nas adjacências das lavouras). Os fabricantes, no empenho do lucro, argumentam no inofensivo. Os artigos, na convivência (na natureza), precisam de suplemento (na ciência e pesquisa). Os aplicadores, em “jovens na aparência de velhos”, apresentam-se na fisionomia... A humanidade, no anseio do dinheiro e precisão de alimentos, incorre no baque do autoextermínio e mutação genética.

Guido Lang
“Histórias das Colônias”

Crédito da imagem: https://plantarcrescercolher.blogspot.com.br

O acobertado apelo

Resultado de imagem para buffet

O filho das colônias, no centro urbano (da afamada cidade), instituiu prestigiado estabelecimento. O negócio, em restaurante, sobrevinha na aptidão e sustento. O local, no escasso tempo, tornou-se referência (no conjunto das concorrências). O detalhe, na chamada ao almoço, acorria na disseminação do odor. O cheiro, no capricho das carnes e temperos dos pratos, exalava-se no proposital. As cercanias, em múltiplos quarteirões, sucediam no convite. As pessoas, em fregueses (no potencial), sentiam-se aliciadas (no baque da fome). O estômago, no “ronco”, induzia na penetração da cantina. O Buffet, na comilança da dezena de variedades, assumia aparências de quermesse. A publicidade, no informal das conversas, espalhou-se pelas paragens urbanas. O fato descreve: “Cada empreendedor necessita conhecer e constituir singulares atrativos no negócio”. A astúcia, no lucro, incide em fazer muito no pouco. O convite, no apelo dos amigos, concebe na melhor propaganda.

Guido Lang
“Histórias das Colônias”

Crédito da imagem: http://www.theatlantic.com/