Translate

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O dinheiro na mão


A meteorologia, no final de semana, anunciava fortes e prolongadas chuvas. As calhas, na residência nova, preocupam na carência! O volume das águas incorre em estragos!
O proprietário, à funilaria, pediu um apressado orçamento. A empresa, entre a vasta clientela, possuía muitas e variadas encomendas de urgência!
A instalação dos serviços, nestas horas próximas, ostentava-se uma completa inviabilidade. A solução consistiria em esperar e deixar a água incorrer nos estragos!
O morador, na hora da confirmação, valeu-se da estratégia. Este, esperto mercador, explanou: “– O produto instalado, na hora da saída, representa dinheiro vivo na mão”!
Os inúmeros clientes, diante do poder das notas, ficaram no compasso de espera. O pagador, noutro dia, viu colocadas as necessárias calhas! A surpresa, ao dono, foi grande!
A empresa, diante da necessidade de circulante às contas, priorizou os pagadores. Tradicionais clientes, usuários dos cartões, cheques e crediários, ficaram no aguardo!
Os abonados, com dinheiro vivo nas mãos, dão as rédeas nos negócios. O pagamento, no ato, suplanta uma porção de artimanhas, correrias, explicações, promessas...
Os afortunados, através das reservas e sobras, baixam custos e preços. O indivíduo de mente milionária, para governar no jogo comercial, ganha primeiro o dinheiro e depois vai as compras!

                                                                               Guido Lang
“Pérolas do Cotidiano das Vivências” 

Crédito da imagem: http://www.imagens.usp.br/?p=1012

A vaidade


A idade começou a bater diante da porta da vida. Os anos passaram rápidos e o “número dos setembros” (idade) acumulou-se no organismo!
A terceira idade achegou-se bem antes do imaginado e previsto. Os problemas próprios, dessa excepcional fase, avolumaram-se nas mudanças das aparências!
O cidadão, diante do tabu, tenta disfarçar as mazelas do tempo. O espírito de guri, na esperança de arrumar algum broto, fraqueja diante do desgastado e sofrido corpo!
O cabelo, junto à calvície, reflete a real situação dos anos. O sicrano, diante da queda e variação do couro cabeludo, recorre ao subterfúgio da pintura!
O candidato a ancião, numa competente profissional, procura o serviço da tintura. A mudança discreta de visual tomou sentido! Um couro cabeludo diverso saiu como vitrine!
O amigo, tradicional colega, “extraiu a casquinha”. Este, como implicância, quer saber critérios de escolha, dosagem dos produtos, número da tintura, telefone da cabeleira...
As periquetes, apreciando a diferença, externam a admiração e elogio. O sicrano, “como escovado e penteado cavalo adora e quer grama nova”, transformou-se num guri!
A vaidade, como aceitação social, exige altos investimentos e tempo. O diferente, numa primeira impressão, revela admiração e espanto! O diverso origina gozações!
O comércio de serviços inventa necessidades e novos nichos econômicos. A idade, diante do desgaste do tempo, carece de perdoar quaisquer viventes!
                                                                                                                
                                                                    Guido Lang
“Pérolas do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem: http://www.cygnuscosmeticos.com.br