Translate

segunda-feira, 25 de junho de 2012

A CULTURA TEUTO-BRASILEIRA



O colonizador alemão, por excelência, pelos mais distantes lugares do mundo pelo qual passou sempre mostrou-se um indivíduo de cunho criativo, empreendedor, inovador, guerreiro, trabalhador e perseverante. 
Como se ele tivesse recebido o dom divino de fazer crescer culturalmente, economicamente e socialmente todo pedaço de terra em que ocupou, ele gerou progresso aonde andou.
Embora na atualidade ajam inúmeros esforços midiáticos para desvalorizar a sua identidade, ele jamais deixou de pertencer a uma cultura que prega valores como a confiança em si, o capricho, a dedicação, a fé no Criador, a honestidade, a honra familiar, a justiça e a perseverança.
Na Argentina, no Brasil, no Canadá, no Chile, nos Estados Unidos da América, no Paraguai... o imigrante germânico sempre procurou melhorar de vida, contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade e do país que o abrigou e prosperar nos negócios. 
Deixou milhões de descendentes Alemanha afora: aproximadamente de 50 milhões nos EUA (sendo a maior etnia deste país), 05 milhões no Brasil, 03 milhões no Canadá, 800 mil na Rússia, 600 mil na Argentina, 500 mil a 600 mil no Chile, 500 mil no Paraguai, entre outros.
Regiões como o Rio Grande do Sul (Brasil), Santa Catarina (Brasil), o Paraná (Brasil), a Pennsylvania (EUA), a Carolina do Sul (EUA), a Virgínia (EUA)... são alguns exemplos de estados que devem grande parte de sua pujança econômica atual ao elemento germânico.
Ele nas zonas de colonização que povoou deu origem a uma cultura nova: misto da cultura germânica com a cultura do país que o hospedou.
É o que aconteceu no Brasil, especialmente na sua parte meridional, aonde originou-se uma cultura denominada de cultura teuto-brasileira (ela preserva muitos traças da cultura alemã no século XIX, muitos dos quais extintos na Alemanha atual).
Criou-se no país brasileiro uma identidade bastante ligada a língua trazida pelos pioneiros (chamados popularmente de "dialetos"), a agricultura familiar, ao kerb (festa popular), as celebrações religiosas com festas (ligadas a músicas denominadas de "bandinhas" e ao almoço ou janta com comida colonial), a valorização da cidadania brasileira juntamente com a preservação da mentalidade germânica, o gosto pela vida rural, a valorização da natureza e ao trabalho.
É importante valorizá-la, porque ela contribui para a diversidade cultural e étnica brasileira.


Crédito da imagem: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=299616&page=3