Translate

terça-feira, 18 de junho de 2013

A orientação familiar


O outono esvai-se! O inverno aconchega-se! Os problemas de saúde disseminam-se! 
O frio, nos climas subtropicais, abate-se numa oscilação entre frentes frias e quentes. A queda repentina das temperaturas exige hábitos de precaução e proteção.
Adultos e gurizadas, no contexto dos ambientes urbanos, percorrem desprevenidos avenidas e ruas. O escasso vestuário contrasta com o ambiente de friagem!
As tosses cedo aparecem com resfriados e umidades. Inúmeros ousados, por falta de orientação, desafiam chuvisqueiros, friagens e serenos.
Outros muitos insistem em conviver em ambientes frios e saturados. Alguns, em pleno rigor de inverno, andam com roupas curtas (de verão).
As pestes, através dos muitos microrganismos, disseminam-se pelos espaços. Malandros, para exibir-se em função de aparências, fingem-se ainda de fortes e seminus!
As doenças, como gripes e resfriados, assumem ares de epidemias. Os postos de saúde, nas vilas das periferias, não dão conta de atender os pacientes.
O Estado, com os limitados recursos, obriga-se a dispender milhões. As precauções, com modestos conselhos e orientações familiares, evitariam muitos aborrecimentos, incômodos e patologias. Singelos conhecimentos e cuidados evitam excepcionais males!
Inúmeros pais carecem de explicar as orientações básicas aos filhos. As pessoas a si próprias precisam ajudar-se (em detrimento das esperas das estruturas públicas). O governo, num país continental, não tem como atender e satisfazer todos os desafios e necessidades básicas dos cidadãos.

Guido Lang
“Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem: http://artesdamarcinha.blogspot.com.br

Os estirados rabinhos


Um jovem cidadão, como candidato a genro (em potencial), foi achegando-se em determinada família. Este, como boa gente e trabalhador, foi bem aceito e visto!
O moço, com boa educação e índole, mantinha-se caprichoso e laborioso. A preocupação foi de contribuir e não ser mero encargo familiar!
O descontentamento, na organização, relacionava-se a um singelo detalhe. Este, nas inúmeras tarefas (para o bem estar), ligava-se a deixar resquícios de materiais espalhados.   
Alguma coisinha, depois de concluídos os encargos, ficaram para trás. A ideia generalizada consistia em concluir as tarefas e não se envolver em mais nada!
Alguém precisava-se dar a labuta e tempo de arrumar, descartar, guardar, reparar.... A dificuldade residia num detalhe (de deixar incompleta as incumbências).
Alguma ferramenta ou sujeira, como marca e resquício, ostentava-se estirado. Algum familiar precisava complementar o encargo!
O sogro, numa conversa franca e gentil, falou-lhe da necessidade de corrigir a distorção. A ideia generalizada consistia em continuar nas tarefas.
Estas, no entanto, precisariam concluir-se de forma completa. O cuidado consistia em evitar penduricos! Concluir como se nada tivesse sucedido!
O princípio geral: quem iniciou precisa terminar (nada de envolver terceiros). Capricho e dedicação revelam-se sinônimo de organização e qualidade!
Aprender e ouvir nunca são demais! Um bom conselho, dado com franqueza, iguala-se a ouro e prata! Sábio mostra-se aquele que escuta e prática!
Cada qual tem suas deficiências e manias. O totalmente correto e justo encontra-se ainda por nascer! O falar, numa boa e as claras, ostenta-se um sabedoria e virtude!

Guido Lang
“Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem:http://www.mundowalmart.com.br