Translate

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O admirável gênio humano


Uma empresa, numa determinada cidade e rodovia, decidiu instalar alguma filial. Ela, para o objetivo do lucro, adquiriu um improdutivo e insólito descampado!
O local, a princípio, não passava duma desolada terra. Alguns esparsos arbustos e gramados davam um colorido chocante ao estéril solo. O desleixo improdutivo era a marca chocante e dominante!
As obras, num instante a outro, iniciaram com o cercamento e terraplanagem. Homens e máquinas, advindos da aparência do nada, achegaram-se as centenas. A agitação e barulho romperam o outrora tradicional silêncio!
O diverso, em dias e semanas, transformou a panorâmica visão. O local, a semelhança entre o dia e a noite, mudou-se no espaço. Os acessos, cercados e prédios tomaram vulto!
Um gigante, da aparência do nada, brotou como construção! O gênio humano remodelou uma realidade adversa. Uma área improdutiva passou a gerar ímpares riquezas!
O exemplo, na proporção do dinheiro e trabalho, revela a grandiosidade do espírito do Homem. Este, com um punhado de indivíduos e máquinas, edifica monstrengos e inova ambientes!
Os homens, na proporção dos interesses e necessidades, concretizam atrocidades e maravilhas. O cidadão, através das empresas e governos, nunca pode duvidar das reais mudanças e transformações! O cidadão, em quaisquer ambientes e espaços, precisa ajudar na evolução do gênio humano!

                                                                                      Guido Lang
“Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem:http://cuidandodeseupredio.wordpress.com/essencia/

A execução fiscal

           

           Um cidadão, depois de décadas de estudo, trabalhou adoidado. Este tinha a obsessão de ganhar dinheiro. A ideia, aos familiares, consistia em oferecer dignidade e qualidade de vida!
          O fulano, depois de alguns bons anos, angariou expressivas somas. Ele pode adquirir as necessidades básicas e constituir algumas reservas!
Um cochilo ou desleixo, num resquício na declaração de renda na receita, sucedeu-se no ínterim dos atropelos e correrias. A preocupação, como marinheiro de primeira viagem, consistia em trabalhar o máximo de horas para ganhar!
O imprevisto, num certo dia, ocorreu com a visita surpresa do oficial de justiça. Ele, a mando da Justiça, veio trazer uma execução fiscal! O resquício havia avolumado alguma fortuna!
O cidadão, num processo judicial às escondidas, perdeu causa e  passou a dever ao fisco. O processo, com encargos, juros e mora, avolumou exorbitante soma!
O indivíduo, em dias, precisou honrar os encargos. O contribuinte, em meio ao desespero, procurou renegociar de forma amigável o débito na receita.
O contribuinte, numa altura das conversas, escutou a pérola da sua vida. A fala, externada pelo funcionário chefe, resumia-se numa singela frase: “- A obrigação do cidadão consiste em conhecer e cumprir as obrigações com a pátria!”
O acerto, como parte fraca, aconteceu na marra!  As economias, daqui e dali, foram exprimidas e reunidas. O rombo, com o suor e sangue, viu-se coberto e pago!  
A poupança, por décadas economizada e reunida, foi “doada e repassada ao erário”. O trabalho oneroso e pesado em vão!
O cidadão, no final, desabafou: “- Criou-se outro vadio! Quê adianta labutar nessa ganância fiscal? O trabalhador econômico e investidor vê-se extorquido e punido pelas taxações! Os políticos, no ínterim, fazem festa com os recursos do erário! O jeito consiste em engrossar a fila dos espertalhões e pedintes!”
Os barnabés, reais produtores das riquezas no chão das fábricas, pagam o ônus das contas públicas. O fisco, em nome do governo, avoluma e recolhe: nada chega e satisfaz em função da festança e gastança. Os coitados, na final da ponta, carecem de maiores chances e opção de safar-se do fisco.

                                                                              Guido Lang
“Singelos Fragmentos das Histórias do Cotidiano das Vivências"

Crédito da imagem:http://euacheiprimeiro.com