Translate

domingo, 1 de julho de 2012


A COLÔNIA TEUTÔNIA


A Colônia Teutônia, no interior do município de Estrela, é uma fértil terra, que, a partir de 1858, foi europeizada. Inúmeros imigrantes, sobretudo hunsrucker e westfalianos (acrescido de alguns poucos austríacos da Boêmia), instalaram-se nas encostas e vales do Arroio Boa Vista. Algumas famílias, com estirpes espalhadas pelo Estado possuem suas origens nas plagas teutonienses; as terras, originalmente, foram dividas em 600 lotes coloniais, que tinham a extensão de 30 mil a 200 mil braças quadradas. Vários sobrenomes salientaram-se na epopéia da colonização, no que se destacam, entre muitos outros, os Franck, Hilgert, Hetzel, Krutzmann, Jasper, Brandenburg, Dickel, Gennehr, Lang, Strate, Wiebusch, Dockhorn...

Phillip Franck, Anne Japer e Heinrich Hilgert, protagonistas da história, somaram-se aos inúmeros desbravadores, que num trabalho paciencioso, foram conquistando centímetro por centímetro da Floresta Subtropical Pluvial. Animais selvagens, insetos desconhecidos, répteis temidos, botocudos errantes foram enfrentados com artefatos rudimentares. Os colonos, na ânsia de vencer, tinham somente um lema: “vencer ou perecer”. Inexistia a ideia do retorno ao torrão europeu, porque se carecia de recursos.


(Trecho extraído da obra “As Sombras do Passado” de GUIDO LANG).


“As Sombras do Passado” relatam a fascinante história de amor entre o casal, Phillip Franck e Anne Jasper, em meio ao contexto de incerteza gerado pela Revolução Federalista (1893 – 1895) no Estado do Rio Grande do Sul. Contam a odisséia dos imigrantes alemães na conquista das terras sul-americanas, enfrentando dificuldades de todos os tipos como o Oceano Atlântico infindável, os obscuros domínios da Floresta Subtropical Pluvial, a carência de ferramentas e recursos monetários, a falta de infra-estrutura das áreas de colonização, o calor tropical desconhecido na Alemanha, onças-pintadas, cobras extremamente peçonhentas, a indiferença da população que habitava esta região e até mesmo a falta de apoio das entidades governamentais. É uma saga com  todos os elementos das grandes histórias épicas da Humanidade: amizade, coragem, desafio, esperança, fé, luta, medo, romance e perseverança implacável.


Crédito da imagem: http://www.teutonia.com.br/web/turismo.html