Translate

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Os velhos amigos


O cidadão, na luta pela sobrevivência, vivia atucanado. A adolescência caía na busca das ocasiões e sucessos. A consorciação, estudo e trabalho, diluía o tempo. O cansaço, nas prolongadas jornadas, sucedia no diário dos afazeres. As folgas ficaram no plano secundário.
A vida pessoal, nos tempos, ficava no acessório. Os familiares sobrevinham na parca visita. A aguçada velhice, na idolatrada tia (classe de secundária mãe), aconteceu no inicial ensejo. A paisagem incorreu na parca mudança. O tempo parecia corroer apenas os entes.
Os cinco anos, na última estadia, haviam transcorrido “na feição de piscar de olhos”. A achegada, na outrora habitual morada, marcou caso curioso. O envelhecido cão, no idêntico instante, distinguiu o encanecido amigo. O cheiro e feição delatou o companheiro.
As brincadeiras, no decorrido, existiam vivas nas memórias. O fato retrata o vigor das habituais reminiscências. As ocasiões permanecem registradas na alegoria e retina. Os sinceros amigos recordam os experimentos e sucedidos. A sorte acompanha os nobres de coração.
Os cães revelam-se os guardas dos pátios. O procedimento retrata o espírito dos donos. Os amigáveis, nos contíguos, incidem na consideração. Os hostis, na suspeita, pintam banimento. O altivo número, no parco fruto, cai no inútil dispêndio e mau trato.
As adequadas sociedades, na curta e rápida estada terrena, incidem na bênção divina. A confiança mútua, na afeição e convívio, proporciona encanto e fortuna.

Guido Lang
“Singelas Crônicas das Vivências”

Crédito da imagem: http://www.caesmania.com/