Translate

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O estranho ocorrido


Os caminhos, em trilhas de carroças e pedestres, caíam no dilema das moradas. As crateras e estreitos, em tempos idos (1965), eram corriqueiras. Os acessos, nas propriedades, eram intricados caminhos. O advento, na entrada das patrolas e retros, criaram melhorias. O excêntrico, na amostra dos problemas, ocorreu na afamada localidade. A anciã, na feita, afluiu no desmaio. A saída, na carregada da via de roça, ocorreu na cilada. O vizinho, na questão peso, acudiu na ajuda. O par de senhores, na energia, carregou obesa senhora. A carga, no coma, incidia na classe de “saco de areia”. A condução, na marcha de formiga, percorria no rumo do ajustado auto. O súbito, no acidental escorregadio, adveio na peça do percurso. A enfermiça, no brusco, aprontou no chão. A admiração, no choque, foi recobrar sentidos. A indagação, no baque e susto, ficou em averiguar fato. As estradas, nos tempos coloniais, entocavam moradores. A existência, em situações, versa em cravar acharques e peças.

Guido Lang
“Fragmentos de Sabedoria”

Crédito da imagem: http://www.ijui.com/

A instrução empírica


O moço, no anseio do ganho, acorreu no encanecido perito. O intento, na vaga, caía em função das indigências. O contrato, em principiante, ocorreu na feita. O operoso, no chão de fábrica, assimilou ocupação. A tornearia, no ensino do patrão e professor, acorreu na circunstância do expediente. As dificuldades, no diário das prestezas, instruíam ciladas do ofício. O submisso, na certa ocasião, solicitou contas. O desígnio, no arrojo da mocidade, consistiu em seguir competente norte. O patrão, na relação de trabalho, acolheu petição e ressarciu função. O capital, no fundo do quintal, consentiu em principiar negócio. Os clientes, na abundância de consertos, foram inteirados e visitados na oferenda dos préstimos. O acanhado, em filho das colônias, tornou-se acirrada concorrência. Sensatos artesãos, no assimilado do ofício, procuram instituir negócio. Empresas, na tradição, insurgiram em educandários. O instrutor, no usual, doutrina discípulos, contudo, no tempo, calha excedido na experiência.

Guido Lang
“Fragmentos de Sabedoria”

Crédito da imagem: http://www.revistamt141.com.br/

A exclusiva festa


A enviuvada mulher, nas oitenta essências, exteriorizou admiração e apreço. O bom benefício, no esmero aos afazeres, consentiu em organizar merecida festa. A biografia, na careza e problema, continha em promover regalia. Os exemplos, em aniversário, batizado, confirmação, noivado e união, tinham transcorrido na indiferença. A capitalização, no disponível financeiro, admitiu agradar ao amplo círculo de amigos e parentes. As entidades, na exibição dos coros, consentiram com melodiosos cantos. Os bebes e comes, no gratuito, perpetraram autorizados na ocasião. A música, na afamada e elegida banda, acalorou os andamentos do bailado... Os abraços e parabéns, na benzida e extensa vivência, ecoaram no salão (comunitário). Os quinhentos compartes, no anotado, estabeleceram deferência e surpresa. A pessoa, na difícil e operosa existência, convém atribuir sensatos afagos e valores. O morador, na extensão de granjear ingressos familiares, obriga-se a associar e promover eventos.

Guido Lang
“Fragmentos de Sabedoria”

Crédito da imagem: http://mensagens.culturamix.com/

O modesto começo


A família, em filhos menores, lutava e resistia na carestia. O dinheiro, no baixo e difícil ganho, estabelecia economias e restrições. A família, nas próprias mãos e noções, buscava sanar empecilhos. A ação, na exata ocasião, abrangeu as vidraças (nas janelas da módica morada). Os danificados cristais, na rigidez do vento (sul), levaram na precisão de providências. O marido, na falta de profissional, alocou maneiras na empreitada. A esposa, no elementar tempo, foi somente avisada da tarefa. O material, na criação da presteza, foi adquirido, cortado e encravado. A arte, na qualidade, despertou atenção na circunvizinhança. O primeiro morador, no minuto, acertou consertos na mansão. O renome, em súbito vidraceiro, alastrou-se no povoado. Os pedidos, no contínuo, acumularam ocupação e prestígio. O saldo, no quarto de século, completou em estabelecer conceituada e consistente firma. As capacidades e ciências, no tempo, fluem e sugerem ofício. As precisões, no mercado, criam as profissões.

Guido Lang
“Fragmentos de Sabedoria”

Crédito da imagem: http://www.vidracariacasaverde.com.br/