Translate

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A idade de ser feliz


Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-las
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo, nem culpa de sentir prazer.

Fase dourada em que a gente pode criar
e recriar a vida,
a nossa própria imagem e semelhança
e vestir-se com todas as cores
e experimentar todos os sabores
e entregar-se a todos os amores
sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem
em que todo o desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda disposição
de tentar algo NOVO, de NOVO,
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente
chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.

Autor Desconhecido

Crédito da imagem: http://fanfiction.com.br/historia/251337/Aprontando_Todas_-_Fic_Interativa/capitulo/7

O tratado



Dois indivíduos, desde a tenra infância, estabeleceram uma fraterna convivência. Inúmeras aventuras e afrontas, como experiência de vida, tomaram vulto no ínterim. Histórias de caçadas e pescarias, brincadeiras e jogos, estudos e parcerias de aulas, esportes e bailes nas colônias... Achegou-se, com a idade, a necessidade de fazer certas escolhas: decidir-se por alguma companhia feminina, constituir família, escolher profissão, seguir estudos, empreender negócios... A vida econômica criou oportunidades. A ascensão e liderança comunitária, na proporção do avanço da idade, foi magnífica e próspera.
Os amigos, agora como famílias, continuaram o relacionamento. Este, para poder continuar a funcionar a contento, obrigou a estabelecer um tratado (verbal). Ele relacionou-se a questão financeira/dinheiro. Ninguém, um ao outro, deveria pedir empréstimos ou solicitar socorro monetário. Nada de maiores negócios mútuos. A amizade e consideração deveriam prevalecer. Bons amigos e nada de maiores discursões sobre finanças (nos momentos das confraternizações e visitas mútuas). Puderam, dessa forma, estender a amizade e relacionamento nas décadas sucessivas e ao longo das suas vivências.
Esta é uma problemática comunitária/familiar. Os relacionamentos envolveram ganhos, divisões de espólios/patrimônios, negócios de sociedades... Iniciam as desconfianças e desavenças. Irmãos, criados pelos idênticos pais, começam a fraquejar no conjunto das convivências. Confraternizações deixam de ocorrer, visitas começam a fraquejar, falatórios tomam forma... Os interesses, com a constituição familiar e negócios, passam a divergir. “Os forasteiros”, como genros, noras, namoradas, passam a opinar e interferir na outrora família. “Cada qual tenta puxar o assado para o seu lado” e instala-se o cisma. Irmãos acabam brigados/intrigados. A indiferença domina e velhas mágoas afloram.
A vida, na real, mostra-se muito breve para conviver com brigas e intrigas. O cidadão nada leva desse mundo! Pode satisfazer-se com pouco (na proporção de uma aparente vida espartana). Trabalhar para angariar dividendos? Pra quê? Para outros viverem brigando pelo patrimônio alheio? Ganha tudo, no final da história, quem menos batalhou e mereceu! Quem fácil ganha, cedo costuma desperdiçar (em função da pouca valorização do recebido). Uma lástima algumas clãs viverem intrigadas em função de espólios. Visitar parentes, conversar de forma despreocupada, rememorar velhos fatos, compartilhar conquistas dos sobrinhos... Ostenta-se uma dádiva divina! Vivamos, portanto, na melhor harmonia com os nossos! Deixa os interesses financeiros excluídos. “Viva de forma justa no dia de hoje, pois o amanhã só a Deus pertence”.
Dinheiro foi criado para facilitar relações, porém tornou-se instrumento de desavenças e desgraça. Tratou a questão de dinheiro e as pessoas mudam sua forma de agir e ser. Inúmeras pessoas acumulam como pudessem levar algo para o além. Certos sentimentos mostram-se alheios à questão monetária. Versa, a tradição oral, “de que quem estraga as famílias são aqueles que entram nelas”.
Guido Lang
“Singelas Histórias do Cotidiano da Vida”

Crédito da imagem: http://www.hospitalpadreze.org/1/index.php