Translate

domingo, 6 de outubro de 2013

Um princípio


Um cidadão, numa inteira vida, dedicou-se a profissão. A empresa, de estrutura familiar, estendeu-se décadas adentro como ganha pão e referência no mercado!
As crises financeiras, apesar das mudanças e oscilações econômicas, mantiveram-se escassas e restritas. Os pilares funcionaram a contento no meio século de existência!
O camarada, como filosofia ou princípio, seguiu uma singela postura e prática. Ela preocupou-se em ser eficiente e profissional naquele específico conhecimento e serviço!
O objetivo manteve-se em ser aprimorado e atualizado especialista. A preocupação, em cursos e estudos, consistia em inteirar-se das inovações e pesquisas!
O indivíduo, em momentos, recusou convites e ofertas de ampliações e diversificações. O desejo, como ambição maior, consistia em manter e satisfazer-se na tarefa!
O controle, de forma contínua, via-se administrado a partir das próprias concepções e resoluções. Os dividendos auferidos asseguravam à digna e tranquila existência!
O indivíduo, numa existência, obriga-se a fazer escolhas. O certo, diante do incerto, convém manter-se no viável! O indivíduo, como sabedoria, precisa ser bom naquilo que faz!
As especializações e segredos profissionais revelam-se causas do sucesso. Os investimentos, em desconhecidas atividades e empreendimentos, conduzem com facilidade aos fracassos e falências!
                                                                                     
Guido Lang
“Pérolas do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem: http://www.clickgratis.com.br/mensagens/dicas-cartao/dicas-para-escrever-um-poema/

A rama de aipim


O aquecimento do solo, na virada inverno-primavera nas regiões subtropicais, leva a preocupação colonial. A necessidade urgente de colocar as sementes na terra!
Os rurais, para ostentar o próprio aipim, necessitam cultivar a rama. O excesso de umidade, em função das intensas chuvas, atrapalha o intento!
Uns plantadores, com certeza de colher algo, cultivam cedo! Outros, num segredo específico, esperam o desfecho do frio! A brotação decorre na proporção do aquecimento!
O pacato morador, advindo da tradição agrícola familiar centenária, recorre ao empírico conhecimento. Este, com os avós e pais, aprendeu o plantio na Lua Nova de outubro!
A planta, em função da época própria, emparelha o desenvolvimento com as precoces mudas. O estratagema, por gerações, garantiu o consumo familiar do apreciado produto!
A prática comprovou a eficiência. A tradição oral preservou os valiosos conhecimentos. As famílias, em certas práticas e profissões, salientam-se pela eficiência e sabedoria!
Os plantios, nas décadas sucessivas, revelam os segredos das culturas e criações. Os rurais carecem de fazer apontamentos das assimiladas experiências!
A qualidade e sucesso, em boa dose, decorrem da especialização! Os jovens, interessados em continuar na agricultura familiar de subsistência, assimilam oralmente os variados conhecimentos da tradição agrícola!
                                                                     
Guido Lang
“Pérolas do Cotidiano das Vivências”

Crédito da imagem: http://quitandasdeminas.blogspot.com.br