Translate

quarta-feira, 12 de março de 2014

A exótica incursão


O proprietário, no velho potreiro, introduziu o reflorestamento. O trabalho urbano desestimulou o interesse pelas criações. O lugar demandou o reaproveitamento!
O residente, no investimento, enveredou na silvicultura. O dono, na ingenuidade do desejo de embelezamento e exploração, introduziu excêntricas espécies!
O eucalipto, o sempre verde e a uva japonesa foram escolhidos. O interessante ligou-se a agressividade. As espécies, na facilidade da pujança, ultrapassaram as originárias!
Os forasteiros, no inesperado, tornaram-se pragas. As aves, pelos campos e bosques, difundiam os intrusos aos quadrantes. O contraste, nos capões de matos, viu-se salientado!
As previsões, no futuro, despontam melindrosas. As excêntricas, infestando baixadas e morros, sobrepõem as naturais. A ruína de nativas vê-se acontecimento!
O fato, na condição humana, segue análoga sina. Os estranhos, nas comunidades e sociedades, suplantam os locais. Os costumes e tradições, nos mercenários, acham-se parcos!
A ideia incide em criar modas e suplantar habituais valores. Os acanhados, no receio, calam-se diante dos abusados. Os estranhos enveredam nas desatentas searas!
As gerações criam e instalam as respectivas revoluções. As civilizações solidificam-se sobre os escombros das ruínas!

Guido Lang
“Crônicas das Colônias”

Crédito da imagem: http://mapadecultura.rj.gov.br/pinheiral/ruinas-do-casarao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário