Translate

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A achegada dos filhos


Uma família, em meio às dificuldades de cada dia, criou meia dúzia de filhos. Um desafio, como produtores rurais, sustentar tamanho número de bocas!
O objetivo, na época própria, era constituir auxiliares ao trabalho familiar. Os rebentos, antes do imaginado, cresceram rápidos e seguiram a sina!
O primeiro passo, diante das oportunidades e propostas, foi abandonar o lar. A preocupação essencial era ganhar o pão de cada dia e profissionalizar-se no trabalho!
Um membro após o outro tomou a direção do mundo. O destino revelou-se as cidades. O pessoal, num “vap e vup”, espalhou-se aos quadrantes. A distância tomou sentido!
Os pais, a cada anoitecer, estranharam a realidade do silêncio. Eles, a cada escurecer, imaginaram o presenciar da achegada dos filhos. Eles deveriam estar em casa neste horário!
A ausência e saudade consistiram em ver ninguém chegar. O ambiente carecia daquela agitação e bagunça. O espaço, na exclusiva presença dos genitores, parecia inerte e triste!
A vida começava a revelar a melancolia do desfecho da jornada. Os anos transcorreram apressados. A idade, a cada aniversário, parecia fluir mais rápido!
As realizações e valores, duma civilização e geração, caem por terra antes do imaginado! O indivíduo, no presente, revela-se um mero elo entre o passado e futuro!
Certas descobertas e experiências assimilam-se unicamente com o peso dos anos. Os filhos crescidos e independentes, trazendo os netos, proporcionam a dimensão da transitoriedade da existência!

                                                                                           Guido Lang
“Pérolas do Cotidiano das Vivências” 

Crédito da imagem: http://globoesporte.globo.com/platb/philrajzman/page/4/

Nenhum comentário:

Postar um comentário